Índice de detenção de jovens infratores diminui 30% em Marília
O índice de detenção policial de jovens infratores diminuiu 30% no primeiro semestre deste ano em Marília. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) notificaram 116 detenções, ante 163 registradas nos primeiros seis meses de 2017.
Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os principais crimes que motivam à detenção dos adolescentes correspondem a tráfico de entorpecentes e crimes contra o patrimônio, como furto e roubo.
Segundo a SSP, os policiais detiveram 99 menores em flagrante e outros 17 foram detidos em decorrência de mandados expedidos pela Justiça de janeiro a julho nesse ano, totalizando 116 detenções.
Em relação ao ano passado, 126 adolescentes foram detidos em flagrante pela polícia e 37 devido a mandados de internação, 163 casos de detenção no primeiro semestre.
Conforme o Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Marília, atualmente a unidade tem 122 adolescentes em internação e 108 jovens em internação provisória.
Em recente visita à Marília, o governador do Estado de São Paulo, Márcio França, revelou que o custo de cada adolescente internado chega a R$ 11 mil.
“Atualmente o jovem de 16, 17, 18 anos está sem oportunidade de emprego. O que acontece é que eles não se sentem parte da engrenagem e acabam cooptados pelo crime. Precisamos dar oportunidades para esses jovens”, argumentou Márcio França.