Incêndio já atinge 200 hectares e pode avançar durante a noite

Um incêndio de grandes proporções continua ativo em Marília e já consumiu cerca de 200 hectares, o equivalente a 280,11 campos de futebol. A previsão é que o fogo avance durante a noite. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e aproximadamente 25 homens atuam no combate.
O incêndio começou por volta das 9h, quando a Polícia Militar Rodoviária flagrou um homem em atitude suspeita, saindo de um foco de fogo com um recipiente de produto inflamável e um isqueiro. O acusado foi detido, levado à Central de Polícia Judiciária (CPJ), ouvido e, em seguida, liberado.
A rápida propagação das chamas mobilizou intensamente o Corpo de Bombeiros. O tenente Dante Dias Vivan, responsável pelas operações, explicou a estratégia de contenção adotada à tarde.

“O fogo acabou chegando ao Jardim Acapulco. Então nós estamos fazendo um combate nessa linha circunvizinha do bairro, evitando que as chamas se propaguem para os terrenos e causem maiores transtornos à população e riscos também, já que sabemos que há várias residências próximas”, afirmou.
Segundo o oficial, o trabalho tem sido mais difícil na região dos itambés, onde o acesso das equipes é extremamente complicado. “As chamas acabam contornando o vale e descendo para uma área em que não conseguimos chegar. Além disso, as mudanças de vento dificultam o combate. O fogo, que começou na região da Via Expressa, já contornou todo o vale e chegou aos fundos do bairro Acapulco”, completou.

A área atingida é majoritariamente de pastagem, mas também inclui trechos de mata. A principal preocupação dos bombeiros é impedir que as chamas avancem sobre o bairro e ameacem os moradores.
“Nós ainda temos alguns focos ativos, especialmente nessa área de itambé. Existe a possibilidade de o fogo avançar em direção aos fundos da faculdade, por isso estamos monitorando com drone e equipes em combate direto”, destacou o tenente.
Apesar do empenho, não há previsão de que o incêndio seja controlado ainda hoje. “Tudo indica que vai avançar ao entardecer e seguir pela noite”, concluiu.