Incêndio gera preocupação e temor por prejuízos na Fazenda do Estado
O fogo tem preocupado moradores e proprietários de sítios na Fazenda do Estado – à margem da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) na saída para Guaimbê. Incêndio nesta semana, com novos focos, destruiu dois alqueires em uma área com pequenas propriedades. A preocupação é com a perda de benfeitorias, animais e imóveis (veja vídeo abaixo).
O Corpo de Bombeiros foi acionado pelo menos duas vezes na segunda (17) e terça-feira (18). Áreas de pastagem e um bambuzal foram varridas pelas chamas. Pequenos focos também foram registrados à margem da rodovia.
“Há poucos anos, um senhor quase morreu aqui tentando salvar a casa. Os sítios são pequenos, bem próximos, por isso o perigo com incêndios aqui é muito grande”, conta um sitiante, que ajudou no combate ao fogo.
Quem provoca incêndios em matas, sendo áreas habitadas ou não, comete crime ambiental que pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.
Mesmo que o crime seja culposo (sem intenção), pode haver pena de detenção de seis meses a um ano. Denúncias podem ser feitas à Polícia Militar (190) ou nas unidades da Polícia Militar Ambiental. Em Marília, o telefone é o (14) 3433-7199.