Incêndio em Pompeia entra no quinto dia e ameaça distrito industrial
Um incêndio de grandes proporções continua a devastar grande área de mata fechada na zona rural de Pompeia, desde o último sábado (31). As equipes de combate ao fogo, coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, estão no 5º dia de operações intensivas.
O trabalho conta com o apoio da Brigada Municipal, Defesa Civil e voluntários, além de recursos aéreos como o helicóptero Águia da Polícia Militar e uma aeronave de asas fixas com capacidade de carregamento de água.
As chamas, que tiveram início na Fazenda Guaiuvira, permanecem sem controle e agora ameaçam se aproximar da cidade. Brigadistas continuavam de plantão durante a noite desta terça-feira (3) em diversos pontos do distrito industrial de Pompeia e em Paulópolis, para monitorar a situação e garantir que o fogo não avançasse em direção às residências e indústrias.
Desde a manhã de segunda-feira (2), o helicóptero Águia tem auxiliado no combate ao fogo. Na tarde desta terça-feira (3), uma aeronave de asas fixas, requisitada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, também se juntou à operação. Porém, devido às normas de segurança de voo, o avião e helicóptero encerraram as operações por volta das 18h.
A Prefeitura de Pompeia segue monitorando a situação de perto e buscando recursos adicionais para tentar controlar o incêndio o mais rápido possível, a fim de minimizar os danos.
Em nota, a administração municipal afirma que “a Prefeitura iniciou o processo de contratação de mais uma aeronave, caminhões-pipas e mão de obra especializada para atuar no combate do incêndio e na proteção do avanço do fogo.”
Mesmo com todo o aparato empregado, as chamas continuam a representar sérias ameaças, além dos danos já causados também pela densa fumaça e fuligem.