MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 28 ago. 2019

Idoso cego e deficiente físico  vive drama envolvendo internação

por Leonardo Moreno

Um idoso de 70 anos, com deficiência visual e física, vive um verdadeiro drama sobre seu acolhimento ao menos desde 2014, cheio de ‘idas e vindas’.

Ele foi interditado no ano 2000 e desde então vinha sob cuidado de um familiar. Em 2014 sua irmã entrou com uma ação requerendo a curadoria do idoso, já que o outro integrantes da família não tinham mais condições de cuidar dele.

Em uma audiência realizada em 2016 a mulher concordou com o Ministério Público (MP) que o melhor seria conseguir uma vaga para o idoso em uma instituição de acolhimento, devido a situação de pobreza dos parentes.

Após uma decisão liminar, foram várias as intimações para que a Prefeitura tomasse as providências. A promotoria chegou a pedir o congelamento de contas do município para que a determinação fosse cumprida.

A administração municipal alegou que todas as vezes que uma vaga era disponibilizada ao idoso, sua irmã recuava e rejeitava a internação.

“Após diversos momentos de indecisão”, segundo o procurador jurídico da Prefeitura Marcelo Augusto Lucchese, a mulher acabou concordando com o encaminhamento do irmão para uma entidade, o que ocorreu em 26 de junho deste ano.

Exatamente cinco dias depois, no dia primeiro de julho, a mulher teria ido ao MP para requerer o desacolhimento do irmão, alegando que “arrependeu-se e está emocionada em deixa-lo naquele local, e pretende cuidar dele em sua residência e não quer que ele fique mais institucionalizado”.

De acordo com relatório de assistente social da instituição onde o idoso se encontra, “ele se adaptou muito bem a rotina da instituição, mas sua irmã não adaptou-se a ficar na residência, semanalmente nos ligava, queixando-se de saudade e que não consegue ficar sem seu irmão, solicitando seu retorno”.

O idoso acabou sendo encaminhado novamente para a irmã e a Prefeitura acionou a Justiça para informar que cumpriu as determinações da Vara da Fazenda e que a demora no cumprimento  da liminar sobre o acolhimento era responsabilidade da mulher.

Agora o juiz Walmir Idalêncio dos Santos Cruz quer que a promotoria se manifeste novamente sobre as informações prestadas pelas assistentes sociais e pela instituição e a retirada do idoso do local.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
  • 2
    Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
  • 3
    PM de Marília reforça regras para uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores
  • 4
    Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Escolhas do editor

LUTO
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de MaríliaMorre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
MEIO AMBIENTE
Prefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até marçoPrefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até março
Prefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até março
NOVO MODELO
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesseEscola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse

Últimas notícias

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa
Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho
Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie