Idosa vive drama com infecção e Justiça determina internação
O juiz Walmir Indalêncio dos Santos Cruz, da Vara da Fazenda Pública, deu um prazo de cinco dias para o Hospital das Clínicas de Marília internar uma aposentada de 72 anos que vive um verdadeiro drama por conta de problemas de saúde.
A ideia é que a idosa, moradora de Campos Novos Paulista (distante 64 quilômetros), retome um tratamento contra “grave quadro de osteomielite” no joelho esquerdo.
A doença envolve uma infecção no osso e o tratamento iniciado no HC há quatro meses, à base de antibióticos, não estaria surtindo efeito. Ao contrário, a infecção estaria se alastrando.
Caso o hospital não atenda a determinação médica, que tem caráter liminar, será aplicada multa de R$ 200 por dia, “sem prejuízo da apuração da responsabilidade civil e criminal cabível”.
De acordo com os advogados da aposentada, em março o departamento de infectologia do HC recomendou o tratamento com antibiótico e a encaminhou para outro hospital onde o remédio vinha sendo ministrado.
Como não houve melhoras no quadro da paciente, ela foi novamente encaminhada ao Hospital das Clínicas, que é referenciado para cirurgias de alta complexidade. Caso não seja necessária cirurgia, o HC deveria indicar qual o tratamento adequado.
Acontece que no último dia 23, mesmo com a recomendação de internação, a paciente teria recebido alta após uma “rápida abordagem médica”.
Os familiares se recusaram a retirar a idosa do local, e ela acabou ficando por dois dias no corredor, até que foi enviada para sua residência por uma ambulância.
“A situação é de extrema urgência, e foi ignorada a recomendação de internação pelos médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília”, disseram os advogados da idosa.
Por meio de nota da assessoria de imprensa o HC informou que a paciente será internada nesta quinta-feira (1) “para o tratamento necessário”.