Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe do bilhete e revela ‘estelionato emocional’
Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca de R$ 116 mil, além de joias guardadas há mais de cinco décadas, após cair no golpe do bilhete premiado. O caso foi registrado nesta quinta-feira (11) na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília.
Segundo a Polícia Civil, a vítima havia acabado de sair de uma aula de hidroginástica em um clube da cidade, quando foi abordada por duas mulheres que aparentavam estar em situação simples e pediam informações sobre uma loja.
Durante a conversa, uma delas afirmou ter um suposto bilhete premiado, mas disse não saber como resgatar o valor. Em seguida, a dupla convenceu a idosa de que ela poderia participar da partilha do prêmio, desde que oferecesse uma “garantia”.
A partir disso, a vítima realizou sucessivos saques e transferências bancárias, além de entregar dólares e joias de grande valor sentimental, acumuladas ao longo de mais de 50 anos.
A idosa só percebeu que havia sido enganada horas depois e, abalada, procurou a Polícia Civil. Em razão do tempo transcorrido desde o crime, a identificação das autoras é considerada difícil. As equipes trabalham com imagens de locais próximos ao clube e com o relato da vítima para tentar localizar as suspeitas.
REVELAÇÃO
O caso ganhou contornos ainda mais complexos quando a idosa relatou à Polícia que, dias antes, havia sido alvo de outra tentativa de estelionato — o chamado golpe do amor, aplicado por criminosos que se passam por estrangeiros em redes sociais.
Segundo o relato, ela conheceu um homem que se apresentou como português residente nos Estados Unidos. Ele demonstrava interesse afetivo e afirmou ter comprado produtos importados para presenteá-la, mas passou a exigir pagamentos de supostas taxas de alfândega.
Desconfiada, a idosa se recusou a enviar o dinheiro, evitando um novo prejuízo. Ao registrar a ocorrência, ela levantou a suspeita de que os dois golpes, ocorridos em um curto intervalo de tempo, possam estar relacionados.