Média de idade das vítimas da Covid-19 fica abaixo dos 60 anos
A idade média dos pacientes mortos por Covid-19 em Marília entre os dias 1º e 18 de junho é de 58 anos, de acordo com a base de dados do Ministério da Saúde, consultada pela reportagem do Marília Notícia nesta terça-feira (22).
A média de idade das vítimas da pandemia vem caindo mês a mês desde janeiro deste ano e ficou em 61,3 anos em maio.
A tendência de queda não é exclusividade de Marília e pode ser observada inclusive em âmbito nacional, como o MN mostrou em matéria publicada nesta segunda-feira (21).
O início da vacinação dos idosos em janeiro ajuda a explicar o fenômeno, mas não é a única razão.
Segundo especialistas, o desrespeito às medidas de proteção e à disseminação de novas cepas – potencialmente mais agressivas – podem estar causando maior vitimização de jovens.
A alta no número de jovens mortos na segunda onda da pandemia também pode estar relacionada à dificuldade de acesso a uma unidade de saúde ou ao colapso de hospitais.
Do começo do mês até o dia 18 de junho, segundo dados consultados nesta terça-feira, foi constatado exatamente o mesmo tanto de vítimas com 60 ou mais e as faixas etárias mais baixas – 45 mortes para cada lado.
Em maio, 51,3% das vítimas marilienses da Covid-19 tinham 60 anos ou mais. Em janeiro, por exemplo, 76,4% dos moradores de Marília que morreram em decorrência da doença eram idosos.
Levando em conta todas as vítimas da Covid-19 em Marília, desde o começo do ano passado, a idade média é de 64 anos. No recorte dos óbitos apenas de 2020, a idade média era de 69,8 anos. No acumulado de 2021, especificamente, a média cai para 63,6 anos.