Ida para Arábia Saudita expõe mau gerenciamento da carreira de Neymar
Não há dúvida que Neymar é um dos jogadores mais talentosos da história do futebol brasileiro. Infelizmente, todo seu potencial dentro de campo foi colocado de lado no gerenciamento de sua carreira. O seu staff, liderado por seu pai, optou nos últimos anos pelo caminho dos contratos milionários e agora sua ida para jogar na Arábia Saudita decreta seu fracasso esportivo.
Neymar surgiu no Santos como a maior esperança para o futuro do futebol brasileiro. A expectativa foi retratada em campo com ótimas atuações e conquistas que o levaram para o Barcelona.
O “Projeto Neymar” consistia, em alguns anos, transformar o brasileiro no melhor jogador do mundo. Na Espanha, ele formou um trio letal e vencedor ao lado de Messi e Suarez, mas faltou paciência para esperar o momento de tornar o protagonista do Barcelona.
Uma proposta milionária para jogar pelo Paris Saint Germain alterou o rumo de sua carreira. Na França, Neymar encontrou uma liga de um time só e a grande esperança era a conquista da Liga dos Campeões, mas o mais perto que chegou foi em 2020 com o vice-campeonato.
Inúmeras contusões e polêmicas fora de campo desgastaram a relação de Neymar com a diretoria e torcida do time francês. Na última semana, o brasileiro foi comunicado que não estava nos planos do PSG e a expectativa era de transferência para outro time europeu.
Entretanto, a ambição por dinheiro falou mais alto do que a esportiva. Neymar recebeu uma proposta bilionária e vai se transferir para jogar no Al-Hilal. Em dois anos de contrato, o brasileiro vai receber R$ 1,7 bilhão.
Confesso que não entendo a opção de Neymar. Dinheiro não parece ser problema para ele nesse momento. Acreditava que o brasileiro iria se espelhar em Messi e se preparar em alto nível na Europa para conquistar a Copa do Mundo de 2026.
A ida de Neymar para Arábia Saudita também impacta na seleção brasileira. O interino Fernando Diniz contava com o atacante, mas jogando em uma liga menos competitiva, as convocações devem diminuir ao longo do ciclo até o próximo Mundial.
A decisão de Neymar o coloca como um dos jogadores mais bem pagos da história do esporte, mas também decreta seu fracasso esportivo. Uma pena tanto desperdício de talento causado por escolhas infelizes.
*
Pitacos do Matheus – pitacosdomatheus.blogspot.com
Instagram – @pitacosmatheus
Twitter – @matheus_hbrito
Faça parte do grupo de WhatsApp do Marília Notícia!