Encontro HUB Inovação na Saúde traz coordenador estadual a Marília
Os secretários municipais da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, e da Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, participaram na segunda-feira (27) do encontro HUB Inovação na Saúde, organizado pelo campus da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e complexo HC Famema.
O seminário aconteceu no auditório da instituição, com apoio da Universidade de Marília (Unimar), Hospital Beneficente Unimar (HBU), Santa Casa de Misericórdia de Marília e Grupo Jacto.
A plenária abordou pontos para avanços na integração da tecnologia de ponta com a prática da saúde, agregando pesquisas, digitalização e telemedicina. Entre os participantes, estava o coordenador de ensino da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Sérgio Roberto Nobre.
Ex-vice-reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Nobre representou o atual secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan.
EXEMPLO PARANAENSE
Uma das experiências apresentadas da integração da saúde e tecnologia da informação, na busca por aperfeiçoamento tanto no atendimento, como nos métodos de trabalho, vem acontecendo em Guarapuava, de Paraná (a 252 quilômetros de Curitiba, capital, e a 520 quilômetros de Marília).
Os avanços, inclusive, estão sendo liderados por um médico mariliense, o professor doutor David Livingstone, que atua na Universidade Unicentro e no Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC).
Guarapuava possui mais de 190 mil habitantes e concentra algumas características populacionais bem similares à cidade de Marília. “Ali é chamado de Vale do Genoma, justamente por concentrar pesquisas na área da saúde e para novos tratamentos”, informou o pesquisador Tsen Chun Kang, integrante do Grupo Jacto, com sede em Pompeia.
EXCELÊNCIA
O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli, discursou no evento em nome do prefeito Daniel Alonso, que não pôde comparecer em virtude de compromissos assumidos anteriormente.
“Acredito que Marília tem tudo para desenvolver e aplicar a integração dos serviços de saúde e a inovação tecnológica, avançando no que for relacionado à melhoria contínua”, afirmou. O coordenador da pasta estadual de Ciência, Sérgio Roberto Nobre, ponderou sobre a excelência de Marília tanto em saúde, quanto em tecnologia da informação.
“A cidade possui cursos superiores de excelência e todo um ambiente propício para mais avanços. Deixo aqui um carinhoso abraço do nosso secretário, o doutor Vahan, que também confia muito no potencial de Marília”, concluiu.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!