Hospital Oncológico Unimar será inaugurado nesta próxima segunda
Destinado a ser referência no interior paulista, o Hospital Oncológico Unimar (HOU) tem sua inauguração marcada para esta próxima segunda-feira (2), como um braço do Hospital Beneficente Unimar (HBU), ocupando toda a quarta torre do complexo de saúde localizado na zona Oeste de Marília.
Ali serão centralizados todos os serviços para um cuidado humanizado dos pacientes com câncer, desde o diagnóstico, passando pelo pronto-socorro, atendimento clínico, abrangendo todas as áreas da cirurgia oncológica, terapia intensiva até o tratamento paliativo.
Envolvendo todos os procedimentos, inclusive consultas e exames, a capacidade inicial será de dois mil atendimentos por mês – mais do que o dobro do HBU atualmente -, chegando a três mil em pouco tempo.
Daqui a aproximadamente um ano ou até mesmo antes disso, devem ser colocados em funcionamento o setor de radioterapia – cuja casamata já foi autorizada e está em fase de construção – e o avançado aparelho PET/CT, que conta com tecnologia de ponta para o mapeamento extremamente preciso de células cancerígenas.
No médio prazo, também estão no radar outros importantes investimentos, como a cirurgia robótica (extremamente precisa).
O médico Sérgio Afonso é o coordenador do Departamento de Oncologia do HBU e trabalha na elaboração dos protocolos no HOU. Em entrevista ao Marília Notícia, o especialista destaca a faceta visionária do idealizador do projeto – há anos -, o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva.
“Os estudos científicos mostram que, até 2030, o câncer será a principal causa de morte evitável entre a população. Com o Hospital Oncológico Unimar, nós vamos salvar milhares e milhares de vidas, e devemos isso ao doutor Márcio Mesquita Serva”, afirma Sérgio.
Um dos principais trunfos do HOU, de acordo com o médico, será a concentração de serviços e profissionais especializados em um mesmo espaço físico, pensado desde a planta para este objetivo.
“Essa sinergia que envolve pessoal extremamente capacitado e recursos materiais de primeira linha faz com que os resultados sejam multiplicados”, explica o chefe da Oncologia no HBU. De acordo com o profissional, serão centenas de colaboradores e mais de 30 médicos especialistas.
“Além disso, o corpo de funcionários é todo composto por profissionais com treinamento específico para pacientes oncológicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, todo mundo”, explica Sérgio.
Com tudo isso, o objetivo do HOU é dar mais qualidade de vida para os pacientes de Marília e região, bem como de outras áreas de São Paulo e demais estados. Quem precisa de tratamento contra o câncer vai ter que encarar menos tempo de estrada para acessar uma instituição com nível de excelência.
No mesmo sentido de oferecer mais qualidade de vida e tratamentos inovadores, o HOU também contará com a touca térmica, equipamento que proporciona menos queda de cabelo para pacientes em quimioterapia.
São exemplos como este que simbolizam o cuidado global e evidenciam a atenção dada a cada detalhe ou etapa do tratamento.
Outra forma de dar mais conforto a quem está enfrentando o câncer, mas em casa, é o monitoramento remoto. Com a ajuda da tecnologia, as equipes fazem o acompanhamento de pacientes no pós-quimioterapia e no pós-cirúrgico.
“Assim, nós ficamos sabendo como está a evolução, quais tipos de sintomas estão sendo apresentados, e podemos solicitar, por exemplo, a vinda até o pronto-socorro oncológico ou uma consulta que não estava prevista. Isso, inclusive, reduz as vindas desnecessárias dos pacientes até o ambiente hospitalar”, conclui o médico.