Hospital investe para reforçar acompanhamento cardiológico
Médicos que atuam em diferentes subespecialidades da cardiologia acreditam que a pandemia de covid-19 provocou um grande reflexo no atendimento aos pacientes. Parte da população que faz acompanhamento deixou de comparecer com regularidade aos consultórios.
A superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), mantenedora do Hospital Beneficente Unimar (HBU), Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que as demandas na cardiologia aumentaram significativamente.
“Temos pacientes que, infelizmente, não conseguiram fazer os exames preventivos ou os tratamentos durante a pandemia. Sabemos que essas doenças cardiológicas se agravaram neste período”, analisou.
Márcia aponta que, por esse motivo, houve a estruturação da nova Unidade de Cardiologia, para ajudar a população a recuperar esse tempo perdido.
“Vamos precisar de um esforço conjunto da população. As pessoas precisam fazer os exames preventivos, se alimentar adequadamente, fazer suas caminhadas e o acompanhamento cardiológico. Principalmente os idosos, para que os cardiologistas devem ser inesquecíveis”, apontou.
Unidade de Cardiologia do HBU foi planejada e estruturada para garantir um atendimento completo, com todas as especialidades ao paciente cardiológico. Dessa forma, está tudo concentrado em um único espaço a hemodinâmica com equipamento de última geração, consultórios para consultas, exames de eletrocardiograma, esteira, holter, de sangue, de imagem, com tomografia ou ressonância coronariana, com gráficos e outras ferramentas.
“A ideia é que nós perdemos muito tempo no atendimento a estas pessoas, que deixaram de fazer os acompanhamentos. E agora entendemos que elas não podem perder tempo e precisam encontrar tudo o que precisam em um único lugar”, finalizou.
INTEGRAÇÃO E RESULTADOS
Ricardo Tofano, doutor em cardiologia e chefe-coordenador da Unidade de Cardiologia do HBU, destaca que o novo espaço da clínica é totalmente integrado, com consultórios disponíveis para todas as especialidades do cuidado com o coração.
“Os médicos ficam praticamente um ao lado do outro e isso traz uma interação muito interessante, porque a gente pode conversar sobre os casos. É um verdadeiro ‘time do coração’, para analisar as condutas mais corretas, com mais critério para decidir a saúde do coração e a vida das pessoas”, destacou.
Segundo Tofano, toda a estrutura foi pensada para proporcionar essa comodidade no momento do atendimento. “O clínico atua próximo a uma sala de cardiologia intervencionista e uma de hemodinâmica, onde há um aparelho de última geração capaz de atender às principais demandas dos exames”, ressaltou.
O médico esclareceu ainda que esses recursos proporcionam um atendimento de maior qualidade para o paciente, que recebe um tratamento mais adequado para o seu caso, e, assim, apresenta melhores resultados. Tofano explica que “com isso, ele vai ter uma melhor recuperação no pós-operatório, atingindo uma maior longevidade e mais qualidade de vida”.
Ele acrescenta ainda que a concentração de todos os serviços disponíveis na área da cardiologia é um fator fundamental para o bom resultado das consultas, cirurgias e de todo o tratamento dos pacientes. “Se eu estou com um paciente e preciso de um exame de imagem, podemos fazer aqui. Se é um raio-x, também fazemos aqui. Tomografia, ultrassom, exames laboratoriais ou uma internação de emergência. Enfim, tudo o que for necessário, teremos à nossa disposição”, apontou.
Ricardo Tofano lembrou que a Unidade de Cardiologia já atende no HBU há 16 anos, sendo um serviço consolidado no hospital. “Agora, com a reinauguração em novas instalações, melhoramos ainda mais o que já estava funcionando bem. Passamos a oferecer mais recursos e, assim, buscamos ter um resultado ainda melhor. Tudo isso foi projetado para oferecer ao paciente de Marília e região um serviço de primeiro mundo”, finalizou.