Hospital da Unimar conquista mais dez leitos de UTI geral para Marília
O Hospital Beneficente Unimar (HBU) ampliou sua participação na Alta Complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento a moradores de Marília. A instituição, já conveniada com a Secretaria Municipal da Saúde, terá um incremento de R$ 1.971.000,00 no contrato, com a habilitação de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral.
A conquista foi confirmada após assinatura de Termo Aditivo, no qual o município se compromete com o repasse do recurso federal. Expectativa é que os novos leitos aumentem a capacidade da instituição para retomada das cirurgias eletivas (agendadas).
Com os 20 leitos de UTI já credenciados no hospital, a capacidade do HBU para atendimento em terapia intensiva vai a 30 vagas, o que representa maior segurança para a população adulta que necessitar desse tipo de cuidado.
Termo aditivo foi assinado pela superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, e o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, após reunião na sede da pasta, nesta sexta-feira (25).
LEGADO DA PANDEMIA
Os novos leitos de UTI podem ser considerados um legado da pandemia de Covid-19, que ao longo de 2020 e 2021 exigiu a maior mobilização da rede de saúde da história de Marília.
O HBU foi a principal instituição referência para quem mora na cidade. O hospital foi estratégico em momento de grande número de pacientes graves, com uma doença altamente contagiosa e que, apesar do índice de agravo e mortalidade na casa dos 2%, chegou a acometer milhares de pessoas simultaneamente e já provocou mais de 1.060 mortes.
Com a redução das taxas de internação dos pacientes respiratórios, foi solicitado pela Prefeitura a conversão dos leitos UTI Covid para cuidados intensivos geral. Portaria nº 220/2022 do Ministério da Saúde, com essa finalidade, foi publicada no dia 4 de fevereiro desse ano.
“Agradecemos o HBU por ter aceitado o desafio de ampliar seus serviços para o enfrentamento da pandemia, sendo a primeira referência para Marília durante esses últimos dois anos. A ampliação de leitos é um legado que certamente permitirá a retomada das cirurgias eletivas e também ampliará o acesso da população que precisar de cuidados intensivos hospitalares”, escreveu o secretário da Saúde, em uma rede social.