Hospitais retomam cirurgias agendadas em Marília
Cirurgias eletivas – agendadas, consideradas sem urgência – serão retomadas em dois hospitais de Marília na próxima semana, com gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).
A decisão foi tomada durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na manhã desta sexta-feira (24), e comunicada pela Prefeitura.
A medida vale para Hospital Beneficente Unimar (HBU) e Santa Casa de Marília. Os pacientes serão comunicados pelas próprias instituições sobre os reagendamentos. Hospital das Clínicas de Marília, de gestão estadual, ainda não aderiu.
A medida teve parecer favorável dos hospitais, que se comprometeram a adotar medidas de segurança, como manter o afastamento físico entre os pacientes com indicação cirúrgica e os sintomáticos respiratórios, que buscam atendimento.
Com a retomada das cirurgias, parte dos atendimentos ambulatoriais também voltarão a ser realizados, como avaliação pré-anestésica e exames preparatórios. Apesar disso, a regra é evitar aglomeração nas salas de espera e outros ambientes dos hospitais.
Conforme mostrou o Marília Notícia, o não atendimento à demanda eletiva – que também inclui consultas com especialistas – gera preocupação e transtornos à população.
O MN pediu aos três principais hospitais da cidade informações sobre o volume de procedimentos eletivos agendados (cirurgias, consultas e exames), mas ainda aguarda retorno.