Hospitais de Marília atingem 70% de ocupação das UTIs para Covid-19
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Marília atingiu 70% nesta terça-feira (4), o nível mais alto desde o início da pandemia.
Atualmente, os três hospitais da cidade contam com um total de 67 leitos de UTI específicos para pacientes com Covid-19 e 47 estão ocupados.
Entre as instituições de saúde, a que tem maior ocupação é o Hospital Beneficente Unimar (HBU), que há dois das atingiu o limite da capacidade. Ontem a unidade tinha 26 leitos especializados ativos, sendo 20 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e seis particulares. Todos eram usados.
Vale lembrar que a instituição universitária é a primeira referência local para a pandemia, por isso foi a primeira a atingir o limite da capacidade.
Já a Santa Casa de Marília tem 66,67% de ocupação de leitos de UTI. Dos 15 disponibilizados especificamente para pessoas com sintomas de Covid-19, dez estão com pacientes internados nesta terça.
A menor taxa de ocupação, entre as instituições instaladas em Marília, é o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema). A ocupação é de 42,30%.
Dos 26 leitos credenciados, 11 têm pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, conforme o boletim emitido pela superintendência do hospital de gestão estadual.
Referência principalmente para a região, o HC mantém em sua UTI, nesta terça, quatro pacientes de Garça, dois de Vera Cruz, dois de Ourinhos, um de Bastos, um de Timburi e um de Marília.
Conforme noticiou o Marília Notícia ontem, a pandemia bateu novo recorde – entre munícipes de Marília – com 52 pessoas internadas, segundo a Prefeitura. O boletim não especifica quantos em UTIs e quantos em enfermarias.
Enfermarias
No total, entre os três hospitais, são ofertados 113 leitos (38 no HC, 50 no Hospital da Unimar e 25 na Santa Casa). A taxa de ocupação nesta terça atingiu 26,54% na cidade.
Dos 30 internados, 12 estão no hospital de gestão do Estado, 11 na instituição da Universidade de Marília e sete na Santa Casa.
Região
Considerando os indicadores da Direção Regional de Saúde (DRS-IX), segundo dados da Fundação Seade – com atualização na tarde de segunda-feira (3), os hospitais das regiões de Saúde de Marília, Assis, Ourinhos, Tupã e Adamantina têm 41,8% nas UTIs e 27,6% nas enfermarias.