Covid-19: Marília atinge 38% da ocupação dos leitos de UTIs
A taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados ao tratamento da Covid-19, subiu em Marília e atingiu 38% das vagas nesta terça-feira (9). O número foi calculado com base nos boletins dos hospitais, que considera também o acolhimento a pacientes de outros municípios.
A cidade tinha ontem, dia 9 de junho, 16 pessoas internadas em terapia intensiva (entre confirmados e sob suspeita), para um total de 42 leitos. Com exceção do Hospital das Clínicas, as instituições não confirmaram quantos desses pacientes são de Marília e quantos de outras cidades.
O Hospital Beneficente Unimar (HBU) é o que tem a maior ocupação. São dez leitos reservados e todos estavam ocupados. As vagas estão disponíveis para tratar pessoas com diagnóstico já confirmados ou apenas suspeitas de Covid-19, com quadro de saúde agravado.
Já a Santa Casa de Marília, que também oferece dez leitos para a especialidade, tinha na manhã desta terça-feira cinco pacientes em UTI, ou seja 50% de ocupação. Outros cinco estavam internadas em leitos convencionais, em enfermaria.
Já o Hospital das Clínicas (HC), que tem recebido prioritariamente pacientes de outras localidades da área da Direção Regional de Saúde (DRS-IX), era a instituição com menor ocupação nos leitos destinados a pessoas com Covid-19.
São 22 leitos de UTI reservados, sendo que apenas um estava ocupado por sintomático do novo coronavírus. O paciente é da cidade de Guaimbê (45 quilômetros de Marília).
Ampliação em UTIs
Por meio da assessoria de imprensa, o HBU informou que conta com dez leitos de UTI credenciados para tratar sintomáticos com Covid-19, mas esse número pode chegar a 30. Isso porque outros 20 leitos aguardam credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde).
A Santa Casa de Marília informou que sua expansão poderá oferecer mais 20 leitos de UTI para pacientes com coronavírus, também sob dependência de pactuação.
Já o HC/Famema – que já dispõe de 20 leitos adultos e dois pediátricos específicos para a doença – afirma ter condições de abrir mais 12, caso haja necessidade.
O hospital tem atendido moradores de cidades mais próximas, como Guaimbê, Echaporã e Ubirajara e Quatá, mas também é retaguarda para pacientes de municípios mais distantes da regional de saúde. Por enquanto, cada microrregião tem suportado sua demanda.
Leitos de enfermaria
Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, o Hospital Unimar conta com 40 leitos clínicos adultos (enfermaria) específicos para pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19. Desse total quatro estão ocupados, ou seja 10%.
O HC disponibiliza 38 leitos para adultos e 8 para pacientes pediátricos, tendo 6% de ocupação (três pacientes). Já a Santa Casa, com cinco pacientes internados, tem 28% dos 18 leitos totais – reservados para Covid-19 – ocupados. O hospital disponibiliza 15 leitos de enfermaria para adultos e 3 para crianças.
Juntos, os três hospitais somam 104 vagas, sendo 93 para adultos e 11 pediátricos. Segundo a Secretaria da Saúde do município essa é a capacidade já instalada, sem contar a possibilidade de ampliação, que pode ser variável, com ativação de eventual hospital de campanha.