Horta Educativa integra idosos em Marília
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), conta com um projeto de Horta Educativa com os idosos, o qual tem beneficiado bastante os conviventes do Centro Dia Irmã Dilma.
O projeto Horta Educativa tem beneficiado idosos atendidos pelo Centro Dia Irmã Dilma, localizado na zona sul da cidade de Marília.
O objetivo da atividade é melhorar a qualidade de vida dos idosos, além de favorecer a integração social e o fortalecimento dos vínculos, através do estímulo para a implantação de hortas domiciliares.
Os idosos já plantaram almeirão, salsinha, cebolinha, alface e ervas para chá, sendo estes alguns dos produtos cultivados pelos idosos na horta do Centro Dia. Com o ensino de técnicas de plantio, manejo e colheita, o projeto visa despertar a consciência para a preservação do meio ambiente, além de chamar atenção para a importância de uma alimentação saudável.
A coordenadora Isabela Gomes ressalta que o projeto tem papel importante na vida dos idosos porque resgatam memórias dos idosos, além de trazer o bem estar de mexer com a terra e estimular a coordenação motora.
A secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, destaca o trabalho feito no Centro Dia Irmã Dilma. “Realizamos trabalhos em grupo com serviços em áreas como educador social, educadores físicos, cuidadores, serviços sociais e técnico de enfermagem, no qual temos uma equipe técnica para cuidar dos idosos. Esse projeto da horta vem somar com as diversas atividades que o Centro Dia Irmã Dilma desenvolve e é mais uma opção para os idosos.”