Horta do Centro Dia “Anos Dourados” realiza sua primeira colheita
Os idosos iniciaram nesta semana a colheita das primeiras hortaliças cultivadas no espaço do Centro Dia “Anos Dourados”, que fica na avenida Brasil, 518, na região central da cidade. A horta vai permitir uma redução nos gastos com hortaliças e, além disso, todo dia vai ter verdura fresca no prato dos assistidos.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, lembra que a Horta Saudável tem um papel que vai além do cultivo de hortaliças saudáveis para consumo próprio. “Também é uma atividade terapêutica, de relaxamento e de convívio social. O objetivo da atividade é melhorar a qualidade de vida dos idosos, além de favorecer a integração social”.
O projeto tem beneficiado os atendidos pelo Centro Dia “Anos Dourados” e visa trazer aos idosos lembranças de suas raízes, do tempo em que muitos tinham uma horta em casa e sua alimentação era mais natural e saudável. Aliado a isso, o projeto contribui para a socialização e integração dos idosos, além de melhorar a coordenação motora.
“Uma horta montada no pátio do Centro Dia pode servir de modelo para ações que envolvem jardinagem e limpeza ambiental. Os canteiros foram feitos com pneus velhos, que às vezes eram descartados indevidamente em rios e terrenos da cidade. Aqui foram adaptados para o plantio pela equipe dos “Anos Dourados” e neles foram plantadas hortaliças”, destacou o prefeito Daniel Alonso.