Homens protagonizam 75% dos casos de suicídio consumados em Marília
Marília mantém alto índice de suicídio e já registra 17 casos consumados desde o início do ano. Entre as vítimas, 75% dos casos (13) são homens, maioria branca, de origem da classe média e pessoas com baixa renda no município.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) em demanda solicitada pelo Marília Notícia. O levantamento também revelou que foram registradas oito tentativas não consumadas envolvendo sete mulheres e um homem em 2018.
O número de casos consumados é o mesmo do ano passado, quando 17 casos foram notificados envolvendo 13 homens, também maioria branca nos 12 meses. Durante o período, nove tentativas foram registradas, entre os casos, oito homens.
Em Marília, a taxa de suicídio registrada é uma das maiores do Estado de São Paulo. O índice de mortalidade é superior a 7,5 óbitos por 100 mil habitantes, segundo a fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
Conforme especialistas, o fenômeno se tornou masculino, pois o índice de mortes por suicídio é mais alto do que acidentes fatais no trânsito da cidade. A incidência em casos de suicídio apresenta aumento em momentos de instabilidade econômica, sendo os homens mais vulneráveis do que as mulheres., segundo os dados.
Os números citados nessa reportagem correspondem as ocorrências registradas na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília. Todas as identidades das vítimas foram preservadas.
Viver vale a pena
Vale lembrar que o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
O contato pode ser feito pelo telefone 141 ou pelos outros canais disponíveis no site, que pode ser acessado [aqui].