Homem furta carro, é seguido pela vítima e acaba preso pela Polícia Civil
Um mecânico de 29 anos conseguiu reaver seu carro furtado na zona norte da cidade nesta terça-feira (17), graças à iniciativa de seguir o criminoso e mobilizar rapidamente a Polícia Civil. O autor trafegou na contramão e colocou o trânsito em risco, mas acabou interceptado e preso na região central da cidade.
Segundo a denúncia, o acusado de 44 anos se apossou de um Peugeot 206 no bairro Palmital, por volta das 23h30. A vítima relatou que o crime foi praticado enquanto desembarcava sua filha em frente à casa de sua mãe.
O suspeito aproveitou o momento de distração, entrou no carro que estava com a chave no contato e iniciou a fuga em alta velocidade.
De forma imediata, o mecânico utilizou a motocicleta do seu irmão para seguir o suspeito. Durante a perseguição, o criminoso dirigiu de maneira imprudente, ignorando sinais de trânsito e semáforos fechados, e colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas.
Nas proximidades da Central de Polícia Judiciária (CPJ), a vítima conseguiu acionar agentes da Polícia Civil, que iniciaram um acompanhamento ao Peugeot. O veículo foi visto na contramão da rua XV de Novembro e foi interceptado poucos minutos depois, pela avenida Rio Branco.
O carro foi recuperado, mas apresentava danos na lataria e na suspensão, causados pela direção perigosa e fuga, com travessia em alta velocidade por lombadas e valetas.
FLAGRANTE
O homem preso foi autuado pelo crime de furto e vai responder por conduzir sem habilitação, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele permaneceu à disposição da Justiça, para audiência de custódia e início do processo.
Embora o caso tenha tido desfecho favorável, a polícia não incentiva reações de vítimas, em casos de nenhum crime. A orientação geral é para que as pessoas transmitam às autoridades, de forma mais rápida possível, todas as informações que podem levar a um resultado favorável ou menos danoso, com a prisão do suspeito.