Homem é preso em flagrante por maus-tratos e mutilação de ave silvestre em Garça

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (21) por maus-tratos a um animal silvestre, em sua casa no bairro Morada do Sol, em Garça. A Polícia Civil recebeu denúncia anônima sobre o imóvel, onde havia uma ave da fauna brasileira em situação de abandono.
Ao chegarem ao local, por volta das 9h, policiais civis — acompanhados por militares — visualizaram, ainda do lado de fora da casa, um carcará (espécie de ave de rapina nativa do Brasil) preso em meio ao lixo doméstico, sem acesso a água ou alimento, em evidente estado de maus-tratos.
Sem resposta dos moradores, mas com o portão destrancado, os agentes entraram na residência para resgatar o animal. Dentro do imóvel, encontraram um morador que confessou ser o responsável pela guarda da ave.

Durante a inspeção, os policiais constataram mutilações nas asas do carcará, resultado de cortes que impedem completamente o voo, caracterizando grave quadro de abuso e sofrimento.
A Polícia Ambiental foi acionada, compareceu à delegacia, apreendeu o animal e lavrou autos de infração. A ave foi encaminhada para atendimento veterinário especializado.
PRISÃO EM FLAGRANTE
O homem foi preso em flagrante por infrações previstas na Lei de Crimes Ambientais. O delegado responsável pelo caso, Adriano Marreiro, destacou a gravidade da situação, o sofrimento imposto ao animal, a mutilação permanente e o risco ambiental como justificativas para a prisão.
Foi arbitrada fiança de R$ 5 mil, mas o valor não foi pago. O indiciado foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília, onde aguarda audiência de custódia.


