Homem descontrolado é baleado por policial
Um homem de 34 anos foi baleado por policial militar na noite deste domingo (28) na cidade de Júlio Mesquita (distante 42 quilômetros de Marília).
Sérgio Luís Pereira foi internado no Hospital das Clínicas de Marília depois de ser atingido por tiro de calibre ponto 40.
Segundo informações registradas, por volta das 20h, uma viatura da PM foi até a rua J, na periferia da cidade, para atender um caso de desinteligência.
No local, o acusado teria investido contra os policiais usando um facão e ameaçou explodir um botijão de gás.
Um dos policiais teria reagido com disparo no abdômen de Pereira, que foi socorrido ao HC.
“O paciente Sérgio Luís Pereira, 34 anos de idade, deu entrada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, às 20h30 do domingo (27), atingido por disparo de arma de fogo na região do abdômen. Após a realização de exames, o paciente foi encaminhado ao Centro Cirúrgico. Não houve a necessidade da retirada do projétil que não ficou alojado no corpo do paciente. Sérgio Luís está na sala de recuperação e deverá ser conduzido à Enfermaria. Está consciente, orientado e seu estado de saúde é considerado estável”, diz nota enviada pela assessoria de imprensa do hospital.
O caso foi registrado como resistência, por parte de Sérgio Luís Pereira, e tentativa de homicídio, em relação ao policial que efetuou o disparo. Inquérito da Polícia Civil vai apurar se o militar agiu em legítima defesa ou se, eventualmente, houve algum excesso em sua ação.
A Polícia Militar foi procurada pela reportagem para se manifestar sobre o caso. Confira abaixo a nota na íntegra.
“Policiais militares receberam solicitação de um rapaz que dizia estar sendo ameaçado por vários indivíduos em frente a sua residência. Imediatamente a equipe deslocou-se até o endereço dos fatos, encontrando uma aglomeração de pessoas que se dispersou ao visualizarem a viatura, permanecendo, por outro lado, 03 (três) indivíduos, dentre eles um homem extremamente exaltado, mexendo a todo momento em algum objeto à altura da linha da cintura e que, ato contínuo, correu do local. Em razão da suspeição de sua atitude, levando inclusive a crer na possibilidade de estar armado, o homem foi acompanhado pela equipe policial até sua suposta residência, situada em uma estrada rural, até que, em dado momento, ele saiu desta armado com um facão e investiu contra um dos policiais o querendo agredir. Ainda muito nervoso, retornou para o interior da casa e saiu novamente, agora portando, além do facão, um botijão de gás “GLP” (de cozinha), dizendo que o iria explodir. Os policiais militares verbalizaram com o indivíduo, solicitando que largasse os objetos e se submetesse à abordagem e busca pessoal, mas sem sucesso, até que ele investiu novamente contra um dos policiais militares com o facão, o qual se afastou e desferiu um disparo de arma de fogo a fim de cessar a injusta agressão. Imediatamente os policiais militares acionaram a ambulância do município que o socorreu até o Hospital de Clínicas de Marília, onde foram adotados os procedimentos médicos cabíveis, apresentando estado clínico estável por ora. Por tratar-se de crime à luz da legislação penal militar, o Comandante do 9º BPM/I determinou a instauração de Inquérito Policial Militar para apuração dos fatos”.