Homem de 25 anos tira a própria vida na Penitenciária de Gália
A Polícia Civil investiga a morte de um homem de 25 anos na Penitenciária de Gália, em caso apontado inicialmente como suicídio. A informação foi transmitida pela direção da unidade à Polícia Civil, que aguarda os laudos para conclusão do inquérito.
A morte foi registrada no início da noite do último dia 5. Segundo o relato da unidade, o detento foi encontrado inconsciente por um agente que passava pelo corredor do bloco de celas. Outros servidores foram acionados na tentativa de socorro, mas o preso já estava morto.
O homem era morador de Amparo, região de Campinas. Porém, havia conflito de informações no endereço constante nos registros policiais, o que estava dificultado a emissão da certidão de óbito. Um irmão do preso procurou a polícia nesta quarta-feira (12) para solicitar a retificação dos dados.
PREVENÇÃO
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em seu site, divulga que realiza um programa de prevenção a suicídios envolvendo os reeducandos. O órgão governamental também diz promover ações diversas, para diferentes públicos-alvo, incluindo servidores.
Vale lembrar que pessoas no sistema prisional têm direito a visitas regulares (cumprindo-se as regras vigentes) e também à assistência médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, as unidades prisionais são obrigadas a manter e divulgar protocolos para prevenção ao suicídio no ambiente interno e também nas remoções e transportes de presos.
GRUPO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO
Para quem desfruta da liberdade em Marília, o município dispõe do Grupo de Prevenção ao Suicídio, que oferece palestras, rodas de conversas e atendimento psicológico social. São 40 profissionais voluntários, a maior parte psicólogos.
O número é o (14) 9 8173-8246 [clique aqui para iniciar uma conversa].
VALORIZAÇÃO DA VIDA
O Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com voluntários 24 horas por dia, para conversar com pessoas que têm a necessidade de serem ouvidas com respeito e sem julgamentos.
O contato pode ser feito pelo telefone 188 ou pelos outros canais disponíveis no site, que pode ser acessado [aqui].
SERVIÇOS PÚBLICOS SOBRE A VALORIZAÇÃO DA VIDA
Caps Com-Viver – (14) 3451-4028
Caps-i (Infantil) Catavento – (14) 3451-1660
Caps AD (Álcool e outras drogas) – (14) 3433-8606
Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família e UBSs)
Emergência: Samu 192, UPA Norte, PA Sul, Pronto Socorro e Hospitais no HEM.