MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sáb. 31 jan. 2026
DA RIMA À TRANSFORMAÇÃO

Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília

Onde faltava espaço, sobrou voz; quando a rima vira caminho, quem segura a juventude?
por Alcyr Netto
Apresentação em Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

No asfalto quente da periferia, a palavra vira escudo, denúncia e esperança. Entre batidas marcadas, microfones improvisados e rodas que se formam em espaços antes esquecidos, jovens transformam vivências duras em rima e resistência.

Em Marília, o hip hop deixou de ser apenas expressão artística para se consolidar como ferramenta de educação, acolhimento e transformação social — um movimento que escancara, por meio da música, a luta diária de centenas de famílias e oferece novos caminhos a quem, muitas vezes, só conheceu os limites impostos pela desigualdade.

É nesse contexto que o movimento hip hop em Marília vive uma fase de expansão e consolidação, transformando espaços públicos antes abandonados em centros de cultura e educação.

Quick durante apresentação de Hip Hop em Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

Sob a liderança de figuras locais como Washington Henrique, conhecido como Rick Miguel ou Quick, a cena deixou para trás um passado de divisão e se tornou uma força unificada, capaz de reunir milhares de pessoas e revelar novos talentos.

A trajetória recente do movimento na cidade é marcada pela resiliência. Inicialmente concentrados na antiga estação ferroviária, com a tradicional Batalha da Estação, os coletivos precisaram buscar novos espaços devido às constantes indefinições sobre o uso do local e às desocupações recentes.

A alternativa encontrada foi a ocupação e a revitalização de áreas públicas. Há cerca de dois anos, o grupo obteve autorização para utilizar o poliesportivo do bairro JK e o centro comunitário do Jânio Quadros, que estavam em situação de abandono.

Atualmente, os espaços funcionam como sede do movimento e oferecem diversas atividades gratuitas à comunidade, como aulas de break, capoeira, jiu-jitsu e muay thai.

“Estamos regulamentando agora a nossa instituição. Para ficar mais fácil para buscar recursos, que é algo difícil, ainda mais quando você fala hip hop ou rap, que já foram muito marginalizados”, afirma Quick.

Rick Miguel é um dos nomes do movimento hip hop em Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

Mais do que entretenimento musical, o hip hop consolidou-se em Marília como ferramenta educacional. Segundo Quick, o movimento conseguiu demonstrar seu valor e hoje faz parte do debate dentro das escolas. “Se a gente não educar, a gente não pode cobrar”, diz.

A atuação também ocorre diretamente nas instituições de ensino por meio do projeto Hip Hop nas Escolas, que promove batalhas de MCs e de poesia, os chamados slams.

Letras fortes, carregadas de vivências do cotidiano, dão voz a realidades frequentemente invisibilizadas e criam identificação imediata com jovens que se veem retratados nas rimas.

Quick destacou que o trabalho é realizado por um coletivo unido, formado por integrantes como Luciano e Adriano, e relembrou que teve a própria vida transformada pelo hip hop nos anos 1990, ao conhecer grupos como os Racionais MC’s.

“Hoje em dia o hip hop salva vidas, como salvou a minha e está salvando a de vários jovens”, acrescenta.

Evento de hip hop tem movimentado juventude das periferias em Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

Marília no Circuito Nacional

A organização e a seriedade do trabalho vêm atraindo parcerias e possibilitando a realização de grandes eventos. Recentemente, por meio de articulação com a deputada estadual Márcia Lia e o coletivo Acesso Popular, de Bauru, Marília passou a integrar o circuito cultural regional.

Dessa parceria resultou um evento no Poliesportivo do JK que reuniu mais de três mil pessoas, com apresentações de nomes do rap nacional como Realidade Cruel, Afro-X e Crônica Mendes.

“Foi lindo, sem ocorrência nenhuma, com criança, idoso, adulto. O nosso movimento não para. É carente ainda de apoio, porque, querendo ou não, é periférico. Se não dá lucro, o povo não quer, mas a gente não desiste. A gente está metendo marcha e continuando, graças a Deus. Estamos num crescimento bom”, destaca Rick Miguel.

Além dos shows, Marília também sedia o festival União das Batalhas, que caminha para a quarta edição. O evento conta com jurados e apresentadores de renome e conecta os jovens da cidade ao cenário nacional, ampliando horizontes e mostrando que a arte produzida na periferia pode ultrapassar fronteiras.

Rick Miguel reunido com outros integrantes do movimento Hip Hop em Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

Celeiro de novos talentos

A estrutura montada no JK também tem como objetivo profissionalizar os artistas locais. O projeto Clássicos do Rap promove encontros mensais para que grupos da cidade e da região se apresentem com qualidade técnica, possibilitando a criação de portfólio e material digital para divulgação.

Os resultados já começam a aparecer. Na última edição do festival União das Batalhas, um jovem de 15 anos, conhecido como Biel, superou 16 MCs e garantiu vaga na Batalha da Aldeia Kids, em Barueri.

A trajetória de artistas que vivem da música, como Emicida e Orochi, serve de referência para que a juventude mariliense enxergue a arte como possibilidade real de futuro e ascensão social.

Apesar dos avanços, o movimento ainda enfrenta dificuldades financeiras e segue em processo de regulamentação formal para facilitar a captação de recursos. A meta é reformar adequadamente o espaço do JK e ampliar a oferta de oficinas, incluindo DJ e grafite, fortalecendo ainda mais a profissionalização dos jovens.

Deputada estadual Márcia Lia, Quick e secretária de Cultura Taís Monteiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Para agosto, está prevista a realização da Semana do Hip Hop, conquista obtida junto à Secretaria de Cultura ainda na gestão anterior. Já em setembro, deve ocorrer o retorno do festival União das Batalhas, que, na última edição, atraiu competidores de cidades como Santos, Presidente Prudente, Pompeia e Assis.

Para Quick e o coletivo, o trabalho é contínuo e nasce da necessidade de ocupar espaços que, sem o movimento, permaneceriam vazios — de concreto e de oportunidades.

“É um movimento de humildade, um movimento de coletivo que, se não for junto, não vai”, conclui.

Rick Miguel destaca a influência do hip hop na vida dos jovens (Foto: Arquivo Pessoal)
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Leia mais

TIROS
Residências são atingidas por mais de 20 disparos na zona sul de MaríliaResidências são atingidas por mais de 20 disparos na zona sul de Marília
Residências são atingidas por mais de 20 disparos na zona sul de Marília
CALOR E CHUVA
Tempo castiga produtores de hortifrúti na região de MaríliaTempo castiga produtores de hortifrúti na região de Marília
Tempo castiga produtores de hortifrúti na região de Marília
LIRAA
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em MaríliaAlto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília
Alto índice de infestação do Aedes preocupa em Marília
AVALIAÇÃO
Capes atribui nota 4 a mestrado profissional da Unimar na área de Saúde AnimalCapes atribui nota 4 a mestrado profissional da Unimar na área de Saúde Animal
Capes atribui nota 4 a mestrado profissional da Unimar na área de Saúde Animal
POLÍTICA PÚBLICA
Marília firma três convênios com o Estado para ampliar inclusãoMarília firma três convênios com o Estado para ampliar inclusão
Marília firma três convênios com o Estado para ampliar inclusão
TEMPO
Defesa Civil alerta para chuvas na região de MaríliaDefesa Civil alerta para chuvas na região de Marília
Defesa Civil alerta para chuvas na região de Marília

Mais lidas

  • 1
    Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos
  • 2
    Procurado por homicídio tentado vai à delegacia e acaba preso em Marília
  • 3
    Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
  • 4
    Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília

Escolhas do editor

DA RIMA À TRANSFORMAÇÃO
Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em MaríliaHip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
FUTEBOL
MAC recebe o Paulista neste sábado pela Série A3 do PaulistaMAC recebe o Paulista neste sábado pela Série A3 do Paulista
MAC recebe o Paulista neste sábado pela Série A3 do Paulista
POLÍTICA
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da AdministraçãoCesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
Cesar Fiala deixa a Secretaria Municipal da Administração
CRIMES REITERADOS
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em MaríliaSequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília
Sequência de furtos suspende aulas em escola e preocupa pais em Marília

Últimas notícias

Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
Prouni disponibiliza total de 610 bolsas de estudo em faculdades de Marília
Projeto Rejuvene Ser abre inscrições para pessoas acima de 50 anos em Marília
‘Feirinha da droga’ é flagrada em cruzamento da zona oeste e suspeito acaba preso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie