Hemocentro tem aprovada certificação da ISO 9001
A Fundação Vanzolini, ligada à USP (Universidade de São Paulo), aprovou a manutenção do certificado da ISO 9001:2008 e a implantação da nova certificação, a ISO 9001:2015 ao Hemocentro e DRH (Divisão de Recursos Humanos) da Famema (Faculdade de Medicina de Marília).
Após visitas nas unidades da Famema entre os dias 19 a 23 de fevereiro, o auditor da Fundação Vanzolini, Walter Neves Júnior, aprovou as condições auditadas, recomendou a manutenção do certificado da ISO 9001:2008 e a implantação da nova certificação ISO 9001:2015.
“Importante destacar o comprometimento das equipes nos processos de gestão. Nas avaliações pude perceber os equipamentos de última geração utilizados no Hemocentro. Considero importante. Entretanto, vale ressaltar o comprometimento e a integração das equipes. Também o envolvimento direto da Direção nos processos”, analisou o auditor Walter Neves Júnior na divulgação do relatório.
A Diretora Técnica do Hemocentro, Dra. Doralice Marvulle Tan, enfatizou a dedicação de todos os colaboradores na manutenção do certificado e aproveitou para destacar o comprometimento dos integrantes do GGQ (Grupo de Gestão da Qualidade) na conquista. “Agradeço a dedicação e o empenho de todos. Continuaremos dando atenção aos indicadores. Vamos manter o foco nas possibilidades de melhorias. Mais uma vez conseguimos demonstrar a nossa competência e capacidade na realização dos processos”.
A ISO 9001:2015 certifica o Hemocentro através de serviços e áreas como Hemoterapia, Captação de Doadores, Coleta, Agências Transfusionais, Ambulatório de Controle de Hemocomponentes, Patologia Clínica, Onco-hematologia, DRH (Divisão de Recursos Humanos) da Famema e as unidades ligadas ao departamento, como o CCI (Centro de Convivência Infantil) “O Castelinho” e o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e a partir desta avaliação também as UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição) do Hospital das Clínicas e do Hospital Materno Infantil.
A ISO 9001:2008 foi conquistada pelo Hemocentro e DRH em dezembro de 2009, após rigorosa avaliação. Antes, em 2007, a certificação ISO 9001:2000 já havia sido obtida pelas unidades, e neste ano, a nova certificação ISO 9001:2015.