Hemocentro precisa com urgência de doadores de sangue
O Hemocentro de Marília, um dos departamentos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, precisa urgente da colaboração da população na doação de sangue.
O estoque mantido na instituição é referência para 102 municípios com 2 milhões de habitantes. Sua falta pode prejudicar pacientes que necessitam de procedimentos e intervenções médicas ou com doenças crônicas graves, além de ser vital para tratar feridos em situações de emergência.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Como o sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver, o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e o HCFAMEMA reforçam periodicamente a importância da adoção de uma cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue pela população.
Nesta semana, entretanto, a baixa adesão de doadores – menos do que 50% do registrado em igual período do ano passado – pode provocar um colapso na assistência, pois cinco dos oito tipos sanguíneos estão abaixo do estoque ideal e os outros três no limite ou pouco acima do ideal.
O chamado estoque ideal é uma previsão de necessidade mínima baseada na média histórica da demanda por sangue.
Veja nas tabelas abaixo o registro da média diária de doadores, que aponta uma queda abrupta de doadores no mês de maio em comparação com o ano passado e a situação do estoque registrado nesta quinta-feira (21).
Onde e como doar
De forma espontânea, basta comparecer ao Hemocentro das 7h30 às 14h na Rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata, ou agendada, ligando para definir dia e horário pelo telefone 3402-1851.
Quem pode doar
Pode doar quem tem entre 16 e 69 anos e com boas condições de saúde e peso maior do que 50 kg. Na hora da doação deve estar descansado e alimentado e estar com documento de identificação com foto.
Existem alguns impeditivos temporários (como uma gripe ou gravidez, por exemplo) e permanentes (como Hepatite após os 11 anos de idade).
O candidato passa por uma triagem de avaliação antes da doação. Em caso de dúvidas sobre as condições do doador ligue para 3402-1851. O doador precisa comparecer com máscara.