Hemocentro instala plano emergencial e cirurgias eletivas são canceladas
O Hemocentro de Marília começou a operar há 15 dias com um plano de ação emergencial devido ao desabastecimento de alguns tipos de sangue. De acordo com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema), que gere o Hemocentro local, é preciso priorizar as demandas mais urgentes neste momento.
Apesar de não ter atingido diretamente os pacientes do Hospital das Clínicas de Marília, nesta semana, quatro cirurgias eletivas solicitadas por outras instituições não puderam ser realizadas, pois os pacientes necessitavam de bolsas do tipo A- e O-.
A área de referência do Hemocentro de Marília é composta por um total de 110 municípios do Estado de São Paulo que, juntos, somam dois milhões de habitantes. Vale pontuar que o Hemocentro é do HC/Famema e funciona como se fosse um departamento do hospital que faz a captação e tratamento do sangue.
Todas as demandas da região são remetidas ao Hemocentro, inclusive as necessidades dos centros cirúrgicos do Hospital das Clínicas. A carência por bolsas de sangue é constante e as equipes trabalham a fim de resolver o problema do desabastecimento.
“As medidas restritivas tomadas pela direção do Hemocentro são iniciadas mediante à queda dos estoques de todos os tipos sanguíneos principalmente os do tipo negativo. Realizamos diariamente o monitoramento do número dos doadores que compareceram para a doação e acompanhamos a produção diária para o controle dos estoques”, afirma a assessora técnica do Hemocentro do HC/Famema, Vivian Colombo da Penha.
Quando esse número atinge o quantitativo abaixo do esperado para ideal, são disparados internamente e externamente documentos informando a criticidade dos estoques e as medidas que serão tomadas até o restabelecimento ideal. “Neste caso, avaliamos cada solicitação e priorizamos as situações de emergência. Por esse motivo pedimos para população que compareçam ao Hemocentro para nós apoiar e garantir a continuidade de atendimento das demandas transfusionais”, completa Vivian.
A possibilidade de cancelamento vale apenas para as cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são consideradas de urgência. Nestes casos, o médico agenda o procedimento conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia. Os pacientes que dependem de componentes do sangue para tratamentos de saúde não são afetados.
COLETAS
Em janeiro, o Hemocentro do HC/Famema realizou 1.159 captações de bolsas de sangue. O número de coletas é 44,8% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, que somou 800 doações. Apesar do grande número de doadores no mês, as solicitações emergenciais de sangue também aumentaram.
Neste mês, um total de 694 homens e 465 mulheres doaram sangue. Um relatório mostra que 179 pessoas fizeram a doação pela primeira vez. Entre eles, dez possuem idade entre 16 e 18 anos.
Com a proximidade do Carnaval, as preocupações aumentam e torna ainda mais importante a conscientização neste período.
ESTOQUE ATUAL
Atualizado nesta quinta-feira (2), o monitoramento mostra que apenas os tipos B- e AB+ estão em situação confortável, com 100% e 91,7% de estoque, respectivamente. O tipo AB- está zerado, em situação emergente. O estoque ideal é de seis bolsas. Os demais estão em alerta.
O estoque atual de A+ está em 89, representando 37,1% do ideal, que é 240. Os tipos A- e O- estão com 31,3% de seus estoques completos – são 15 bolsas presentes de cada tipo, de um ideal de 48. Os tipos B+ e O+ estão com 50% das bolsas necessárias.
QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos, veja abaixo:
- ter entre 16 e 69 anos (lembrando que se você tem 16 e 17 deve estar acompanhado de um responsável);
- pesar mais de 55 quilos;
- os homens podem doar a cada 60 dias, com o máximo de quatro doações por ano;
- as mulheres podem doar a cada 90 dias, com um máximo de três doações por ano;
- não há necessidade de jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos e, caso sua refeição seja abundante, aguarde até horas para realizar a doação.
O Hemocentro de Marília fica na rua Lourival Freire, 240. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.