Hemocentro entra em alerta com baixo estoque
O estoque do Hemocentro de Marília entrou em estado de alerta. Apenas dois, dos oito tipos sanguíneos existentes, estão em situação considerada confortável. Ainda assim, não há nenhum tipo de sangue que esteja acima (ou dentro) do que é considerado o ideal.
A situação é mais crítica com relação aos tipos A+, A-, B-, e O+. No caso do A+, o ideal seria um estoque de 240 bolsas, porém, o número atual é de 86. Já o A-, está com menos de um terço do estoque ideal – das 48 bolsas necessárias, constam apenas 15.
Do tipo B-, seriam necessárias seis bolsas, mas há apenas três. O tipo O+ está com pouco menos da metade do ideal (das 240 bolsas necessárias, existem apenas 115).
“Neste último mês do ano, além da Copa do Mundo de Futebol, temos ainda as festividades de Natal, Ano Novo e férias escolares, momentos que historicamente são críticos para os estoques. O Hemocentro do HC/Famema é responsável por região composta por 110 municípios do Centro-Oeste Paulista”, afirma a assessoria do Hemocentro.
O Hemocentro de Marília fica na rua Lourival Freire, 240. Para mais informações, o telefone é o (14) 3434-2541.
QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos.
Veja abaixo:
- ter entre 16 e 69 anos (lembrando que se você tem 16 e 17 deve estar acompanhado de um responsável);
- pesar mais de 55 quilos;
- os homens podem doar a cada 60 dias, com o máximo de quatro doações por ano;
- as mulheres podem doar a cada 90 dias, com um máximo de três doações por ano;
- não há necessidade de jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos e, caso sua refeição seja abundante, aguarde até horas para realizar a doação.