Hemocentro abre nesta quinta com apelo para doadores
Festas de fim de ano, com redução de expedientes, viagens e férias aumentam o desafio de serviços como do Hemocentro de Marília. A captação funciona para doadores nesta quinta-feira (30), com apelo para que os voluntários compareçam para encerrar 2021 com um gesto de solidariedade. Nesta sexta-feira (31) e sábado (1º), o atendimento estará suspenso.
A população é recebida das 7h às 13h, mas as demandas chegam a qualquer hora do dia ou da noite. A unidade é referência para todos os hospitais de Marília e da região. Em geral, com o aumento do consumo de álcool, o histórico do feriado de Ano Novo é de grande demanda.
Nesta quarta-feira (29) à tarde, os estoques estavam baixos principalmente para os grupos sanguíneos de fator Rh negativo, como B- (três bolsas disponíveis), AB- (duas), O- (30) e A- (12).
Os níveis – nestes casos – são considerados críticos, o que pode deixar a população ainda mais vulnerável, em função de acidentes e cirurgias de urgências.
Já os estoques de sangue com fator positivo tinham, nesta quarta, níveis mais confortáveis, à exceção do O+, um Rh com alta demanda e com um reserva de apenas 100 bolsas.
QUEM PODE DOAR
Pode ser voluntária a pessoa que está em boas condições de saúde, pesa acima de 50 quilos e tenha idade entre 16 e 69 anos. Os adolescentes de 16 e 17 devem ser acompanhados do responsável legal.
É preciso apresentar documento oficial com foto e estar alimentado (evitando-se produtos gordurosos).
O doador pode comparecer no horário de funcionamento ou, se preferir, agendar a doação de sangue pelo telefone (14) 3434-2541. O Hemocentro de Marília fica na rua Lourival Freire, 240 – Bairro Fragata.