HC retoma os atendimentos do serviço de Hemodinâmica
O serviço de Hemodinâmica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) foi retomado nesta quarta-feira (3), após ter sido suspenso por conta de manutenções na estrutura física que recebe os pacientes.
A situação foi evidenciada através de uma denúncia publicada nas redes sociais que apontou problemas de vazamento por suposta falta de manutenção no local. O Marília Notícia acompanhou o caso e noticiou a suspensão dos atendimentos no final do mês passado.
Em nota, o HC informou a retomada dos serviços após avaliação do equipamento por uma empresa técnica, que garantiu a segurança dos pacientes com a volta da operação.
“A unidade reforça que, durante este período, todos os pacientes foram devidamente acolhidos e assistidos, sem prejuízo em seus atendimentos”, diz a nota.
DENÚNCIA
O problema chegou ao conhecimento da população através de uma publicação nas redes sociais com fotos e vídeo. O texto ainda criticava a falta de funcionários, defasagem salarial e a falta de manutenção dos equipamentos do Complexo Famema.
A Hemodinâmica do HC/Famema foi implantada em 2012. Começou a funcionar a partir do implante de um marca-passo provisório. Pouco depois, em agosto do mesmo ano, foi realizado o primeiro cateterismo.
No ano seguinte, o serviço já realizava atendimentos encaminhados pelo pronto-socorro do Hospital das Clínicas ou pelo Ambulatório Mário Covas e, embora atendesse casos eletivos, tinha a maior parte dos atendimentos em quadros agudos, com média de 30% de angioplastias.
Em outubro de 2016, uma portaria do Ministério da Saúde habilitou o HC/Famema como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular em Marília, com demandas de vagas reguladas para o Serviço de Hemodinâmica pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.