HC confirma mais dez leitos de UTI Covid e reforço na pediatria
A superintendência da autarquia HC/Famema, que funciona como braço assistencial do Complexo de Saúde da Faculdade de Medicina de Marília, informou uma nova ampliação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias específicas para casos confirmados de Covid-19. Há menos de um mês eram 20 leitos; agora serão 42.
No dia 18 de janeiro, com o sistema de saúde sob pressão pelo aumento das internações, o hospital anunciou ampliação da estrutura. Com a demanda crescente, segundo a superintendente da instituição, Paloma Libânio, o objetivo com a nova remobilização é dar fluxo nas internações e impedir a formação de fila de espera.
“Estamos agora com 42 leitos de UTI abertos e estamos abrindo mais vagas em enfermarias, nas quais já estamos com 30 leitos. Também estamos vendo a possibilidade de ampliar a enfermaria pediátrica, para ninguém ficar em fila, e não termos demanda reprimida”, diz.
Na sexta-feira (28), boletim do HC/Famema – até então com 32 leitos em UTI adulto Covid – informou 31 internados (97% de ocupação). Na enfermaria adulto havia espera: com 20 leitos instalados e 22 ocupados. Dois pacientes aguardavam vaga.
A situação também era desfavorável na enfermaria pediátrica, que tinha sete leitos para 13 pacientes; cinco crianças aguardavam internação na unidade de urgência e emergência do Hospital Materno Infantil (HMI).
REGIONAL
Dos 31 internados no HC, boletim apontou sete moradores de Marília. Os demais de 14 municípios, sendo Osvaldo Cruz (1), Bernardino de Campos (2), Assis (4) Santa Cruz do Rio Pardo (1), Garça (2), Pedrinhas Paulista (1), Ourinhos (2), Paraguaçu Paulista (2), Timburi (1), Maracaí (1), Campos Novos Paulista (1), Vera Cruz (2), Guarantã (1), Ubirajara (1) e Cândido Mota (2).