HBU pede apoio da população para priorizar atendimentos de urgência na UPA e PA
O Hospital Beneficente Unimar (HBU), responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte e do Pronto Atendimento da zona sul de Marília, informa que, durante o período festivo, as unidades seguem operando 24 horas por dia, com preferência aos casos de urgência e emergência.
Para sintomas leves ou condições não emergenciais, é recomendado que a população aguarde o retorno das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
Segundo o gestor das unidades, o médico João Paulo Bermudes, é importante destacar à população que os serviços devem ser utilizados com consciência. “Pedimos a compreensão de todos para que as unidades sejam procuradas apenas em situações de urgência e emergência. O período festivo, somado ao fechamento das unidades básicas, tem intensificado a procura por atendimento, e nossa prioridade é garantir assistência médica a quem mais necessita”, ressalta.
As unidades das zonas sul e norte são unidades para o atendimento de casos de urgência e emergência. Com o fechamento temporário das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), pode ocorrer registro de sobrecarga nos atendimento. Por isso, para garantir que os casos mais graves recebam a devida atenção, é recomendado que pacientes que estão com sintomas leves ou condições não emergenciais, aguardem o retorno das UBSs e ESFs nos dias de funcionamento.
Confira o cronograma divulgado pela Secretaria de Saúde:
- 26 de dezembro (quinta-feira): atendimento a partir das 12h.
- 27 e 30 de dezembro (sexta e segunda-feira): expediente normal, das 7h às 17h.
- 31 de dezembro (terça-feira) e 1º de janeiro (quarta-feira): ponto facultativo, sem atendimento nas UBSs e ESFs.
Ainda segundo Bermudes, as equipes estão mobilizadas para atender o público da melhor forma possível, apesar do aumento na demanda. “A colaboração de todos é fundamental para que o sistema de saúde possa atender de forma eficiente durante as festas de fim de ano. Pedimos a população a compreensão nesse momento para buscar atendimentos menos urgentes, conforme o cronograma das unidades básicas”, conclui.