Grupo Sorria retoma atividades e voluntários participam de ações no HBU
O Grupo Sorria (Sociedade Organizada Responsável pelo Riso e Intensa Alegria), formado por acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) e outros voluntários, retomou suas atividades em nova parceria firmada com a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU). Eles dedicam alguns momentos de seus dias para promover a alegria e ajudar na recuperação da saúde dos pacientes. Os trabalhos começaram com a seleção dos novos integrantes e a definição de um cronograma de atividades.
A ex-presidente e atual integrante do grupo, médica egressa do curso de Medicina da Unimar, Isadora Calil, explicou que o processo de seleção acontece anualmente e é feito através de capacitações realizadas sob o comando de Alexandre Penha, da Escola de Palhaços de Maringá (PR). “Inicialmente foram selecionados 50 voluntários, sendo que 10 ficaram na ‘fila de espera’, e destes, cinco foram chamados. Os critérios de escolha são: disponibilidade e amor, além de participar das capacitações. O voluntário pode permanecer no grupo por tempo indeterminado”, explicou.
A vice-presidente do Grupo Sorria, Amanda Piai, que também se formou em Medicina pela Unimar, lembra que o projeto foi retomado após o período da pandemia e o distanciamento físico. “Atualmente nós podemos dizer que o nosso coração está transbordando de amor, por estarmos de volta. O projeto nasceu há oito anos, com apenas três integrantes, e o grupo cresceu através do amor e dedicação dos voluntários”, explicou.
O objetivo é promover a humanização da assistência hospitalar. Os voluntários criam uma empatia com os pacientes e tentam aliviar a dor deles, por meio de medidas não medicamentosas. “Através das distrações do momento de cada visita que o projeto proporciona, a gente tenta, de maneira empática, aliviar a dor do paciente. E como troca, tornar o voluntário mais empático à dor do outro”, ressaltou.
A diretoria do Sorria é composta pela presidente Amanda Amaral, a vice Amanda Piai e os membros Anaor Neto, Maria Eduarda Queiroz e Isadora Calil.
ATIVIDADES
A programação começou em setembro, com várias atividades voltadas à conscientização da Campanha do Setembro Amarelo. Com essa proposta, foi desenvolvida a atividade “Sorria para a vida”, quando os integrantes do Grupo interagiram com a população, nas principais ruas do Centro de Marília. Os voluntários trocaram abraços com as pessoas e entregaram mensagem de apoio e solidariedade, alusiva à prevenção ao suicídio.
A psicóloga Vitória de Almeida Kouzeki é uma das coordenadoras do novo grupo e explica que em diferentes dias da semana os voluntários visitam vários ambientes do hospital, desde o ambulatório de especialidades até os quartos das enfermarias, onde levam diversão e alegria aos pacientes internados. “Eles cantam, contam piadas, fazem brincadeiras e promovem outras atividades, sempre caracterizados e dentro das normas exigidas para essa prática”, ressaltou.
Outra ação realizada pelo Grupo Sorria foi uma ação especial para o Dia das Crianças. “Eles visitaram a pediatria e os demais ambientes onde têm crianças, levando bom humor e diversão para a criançada”, explicou Vitória.
Ainda segundo a psicóloga, há literaturas que indicam o benefício desta atividade no auxílio da experiência dos pacientes internados. “A iniciativa ajuda a amenizar o impacto emocional diante da hospitalização e pode ser considerada uma ação de humanização”, conta.