MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
seg. 30 jul. 2018

Grupo rouba carro de clínica, vem para Marília e fala em maus tratos

por Brunno Alexandre

Após roubarem o carro de uma clínica de reabilitação particular em Presidente Alves (distante 99 quilômetros), no último sábado (28), sete internos se entregaram na noite deste domingo (29) na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Marília.

O grupo composto por dois adultos, de 27 e 31 anos, e cinco menores de idade, entre 14 e 17 (um deles morador de Marília), acusa a unidade de tratamento de supostos maus tratos. A Polícia Civil investiga o caso.

Dos setes internos, quatro menores e um maior, K.K. de 27 anos, estavam internados por determinação judicial (internação compulsória) e os outros dois de forma voluntária, V.P.R de 31 anos, e o adolescente de Marília.

O mais velho, V.P.R, que estava em sua segunda passagem pela clínica, acionou a família, que é de Uberlândia (MG), relatando a suposta situação de violência na unidade de tratamento. A equipe do Marília Notícia entrevistou os internos e familiares no plantão policial.

Internos de clínica de reabilitação denunciaram supostos casos de tortura; funcionários teriam enfiado agulha debaixo da unha de um dos dependentes químicos.

Antes dos pacientes se entregarem na CPJ de Marília, o diretor da clínica de reabilitação química de Presidente Alves já havia registrado uma ocorrência de roubo do veículo, o Chevrolet Corsa levado durante a fuga.

Segundo o Boletim de Ocorrência, V.P.R teria feito o diretor de refém com uma faca. Após escapar do local, no sábado (28), o grupo seguiu de carro até Marília, onde abandonou o veículo na rua Piratininga, região central da cidade.

V.P.R teria informado familiares sobre a localização do automóvel e seus parentes entraram em contato com a clínica de reabilitação para repassar o endereço.

Eles também aguardaram contato do Conselho Tutelar e permaneceram de um dia para o outro em uma praça no centro de Padre Nóbrega, distrito de Marília.

Relatos

Segundo a família de V.P.R, que percorreu 470 quilômetros (entre Uberlândia e Marília), no domingo, para acompanhar a entrega dos interno à polícia, o filho pediu para ser internado no último dia 7 deste mês em decorrência do uso de drogas. A primeira internação ocorreu em 2009, quando ele ficou em tratamento durante quatro meses.

“Em uma ligação, após 15 dias de internação, ele disse que a clínica não recuperaria ninguém. ‘Aqui não é o mesmo lugar de antigamente. Não vou ficar aqui, eu quero ir para outra clínica’ ele me disse”, comenta a irmã de V.P.R.

“Todas as ligações eram acompanhadas dos enfermeiros. Se alguém fizesse alguma denúncia de maus tratos, o responsável era punido com socos, chutes e tortura”, denuncia.

Dependentes químicos alegaram que são constantemente agredidos e torturados na unidade de reabilitação.

Ainda segundo a família, a mensalidade cobrada mensalmente pela clínica de Presidente Alves chegava à R$ 1,2 mil. Os supostos maus tratos no tratamento dos dependentes químicos estariam acontecendo desde uma mudança na gestão da unidade de tratamento para dependentes.

De acordo com V.P.R, a fuga do grupo não foi planejada.  “Não podíamos ficar mais naquele lugar. Ali ninguém estava recebendo tratamento para superar as drogas. Os quartos estavam superlotados, não tinha palestras e nem atividades físicas”, disse.

Em recuperação há três anos na clínica, K.K., de Porto Primavera, distrito de Rosana, garante que o tratamento violento ocorre desde que entrou, em 2016.

“Lá acontece de tudo, coisas que nenhum ser humano merece. É comum eles medicarem os internos com altas doses e depois largarem de cueca, amarrados, em um quarto frio durante toda madrugada. Os menores são obrigados a trabalhar carregando toras de madeira em um regime de 12 horas”, afirma K.K.

Conselheira compareceu no Plantão Policial para acionar familiares dos adolescentes que fugiram da clínica.

Devido ao envolvimento de menores na ocorrência, o Conselho Tutelar foi acionado.  “Nosso procedimento é com os menores de idade. O Conselho buscará abrigo e entrará em contato com os familiares, pois a maioria não é de Marília. Depois é o juiz quem tomará as providências”, explicou a conselheira Rosimeire Leal de Oliveira.

De acordo com o Conselho Tutelar, somente a família do adolescente de Marília atendeu as ligações. Nenhum dos maiores foi preso na ocorrência.

O delegado plantonista acatou a ordem judicial existente e reencaminhou os quatro menores e K.K para a clínica de reabilitação particular em Presidente Alves. Os dois internos voluntários, o mariliense e V.P.R,  se recusaram a voltar e retornaram para as famílias.

Outro lado

O MN encaminhou questionamento para a clínica, mas nenhuma resposta foi obtida até a publicação desta reportagem.

Delegado plantonista cumpriu a determinação judicial existente e reencaminhou parte dos internos para a clínica.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie