Grupo de artistas traz atividades gratuitas e faz ato de leitura
Os Cabeças de Livro chegam a Marília na próxima quarta-feira (27) trazendo um convite à população para participar de um ato de leitura pública na Praça da Matriz. Essa é uma das atividades gratuitas que o grupo irá desenvolver na cidade. Haverá também oficina de pintura em aquarela e uma intervenção artística na Biblioteca Municipal.
O principal objetivo dos Cabeças de Livro é tirar as palavras do papel e dar a elas vida, espalhando-as aos quatro ventos. Para isso, eles vão além de muros e paredes, e levam a literatura para locais públicos, como ruas e praças.
Em Marília, quem passar pela Biblioteca Municipal vai se surpreender com as cores, poesias e histórias. Os livros fazem parte dos trajes e também do trabalho desses artistas, que se dedicam a descobrir novas formas de tirar as palavras do papel. Para isso, vale cantar, dançar e, claro, brincar com o público.
O projeto Cabeças de Livro é uma realização da Giralua Companhia das Artes e foi premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). No elenco, estão Alessandro Brandão, Camila Caparroz, Fabiana Castro, Giovanna Viscelli, Mariza Basso, Talita Neves e Val de Castro. Eles são artistas de diversas expressões, como dança, teatro e artes plásticas e, juntos, pesquisam a leitura como performance, para circularem com uma obra artística de conteúdo atemporal e poético. Saiba mais sobre as atividades desta quarta-feira:
Intervenção Cabeças de Livro
Um momento para ouvir histórias e se encantar! É essa a proposta da intervenção. Com livros nas mãos e palavras na ponta da língua, os Cabeças de Livro interagem com o público recitando versos, contando histórias, cantando e despertando as alegrias e surpresas que a literatura proporciona. A atividade é realizada em espaços abertos, como ruas, parques e praças. Em Marília, a atividade será realizada das 9 às 10h, na Biblioteca Municipal.
Flashmob: Convocação para ato de leitura em local público
A palavra flashmob quer dizer “mobilização rápida”. É quando um grupo de pessoas se une em local determinado e, juntos, realizam por alguns minutos, ou horas, uma atividade. O objetivo é chamar a atenção de quem está ao redor e promover uma quebra no ritmo da rotina. Para participar do flashmob com os Cabeças de Livro, basta pegar um livro e se unir ao grupo no horário agendado, das 10 às 11h, em frente à Biblioteca Municipal.
Oficina de Ilustração: Pinturas de Horror em Aquarela
Nesta oficina, os participantes utilizarão matérias e suportes diversos como tinta e lápis aquarela, carvão, giz de lousa e lápis grafite para criarem imagens a partir de contos. É uma oportunidade de aprender técnicas em desenho e deixar a imaginação fluir. Serão 20 vagas destinadas a pessoas a partir de 12 anos. A atividade será realizada das 14h às 16h, na Biblioteca Municipal. As inscrições para a oficina podem ser feitas pelo e-mail ciagiralua@gmail ou pelo Whatsapp (14) 981036389.
Data: 27 de março
Intervenção Cabeças de Livro – das 9 às 10h, na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, na rua São Luiz, 1295, Centro
Flashmob – das 10 às 11h, em frente a Biblioteca Municipal
Oficina Pintura em Aquarela – das 14 às 16h, no piso 1 da Biblioteca Municipal