Gripe pode ser agravada em pessoas com doenças crônicas
A Secretaria Municipal da Saúde fez um alerta, nesta quinta-feira (09), para a população de Marília com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas, hepáticas, renais, entre outras. A gripe pode evoluir com agravos e até causar a morte em quem já está com o organismo vulnerável.
A vacina é uma das principais formas de proteção. O município está em plena campanha de vacinação contra a gripe. A proteção é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível na rede básica de Saúde.
Relatório da secretaria municipal indica que, até esta quarta-feira (09), 45.591 pessoas já haviam sido vacinadas, o que representa 52,16% do total esperado. O prazo da campanha termina no dia 31 deste mês.
VACINA PRA QUEM?
O SUS garante a vacina contra a gripe para crianças (seis meses até menores de seis anos), pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, além de policiais civis e militares, bombeiros e integrantes das Forças Armadas.
Também têm direito à dose populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, entre outras) e condições clínicas especiais.
RESULTADO PARCIAL
O “vacinômetro” da saúde municipal aponta que a maior cobertura está entre as mulheres que deram à luz recentemente. Das 367 estimadas, 74,93% já estão vacinadas (275 doses aplicadas). Entre os idosos, 64,08% também já receberam a dose (19.220).
A rede de Marília imunizou 47,51% das crianças (6.858 doses dispensadas), 44,47% das gestantes (994 mulheres vacinadas) e 42,39% dos trabalhadores da Saúde (4.171). Os percentuais de Marília estão acima da média estadual.
Entre as pessoas que têm comorbidades, foram vacinadas 7.539 pacientes, o que corresponde a 41,62% do total imunizado na campanha do ano passado. Já os professores vacinados somam 1.275, ou seja, 44,91% do total que procurou as unidades de saúde em 2018.
As unidades de saúde funcionam das 7h às 17h. Para consultar o local mais próximo, basta acessar o endereço simplificado www.bit.ly/saudemarilia