MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 05 mar. 2021

Governo do Estado ativa mais 10 leitos de UTI no Hospital das Clínicas

por Leonardo Moreno

Leitos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) – (Foto: Divulgação)

Quase 20 dias após o fim do prazo anunciado, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) anunciou a entrada em operação, nesta sexta-feira (5), de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19.

Já a abertura de outras 10 vagas no Hospital Beneficente Unimar (HBU), também prometidas pelo Estado no final de janeiro, ainda não foram concretizadas.

A região voltou para a fase vermelha recentemente e Marília novamente bateu 100% de ocupação nos leitos de UTI esta semana.

Com o incremento desta sexta-feira, o HC passa a ter 40 leitos desse tipo. O número de UTIs Covid pelo SUS no munícipio sobe para 70 – são mais 20 no HBU e 10 na Santa Casa.

Os novos leitos vão ser custeados pelo Governo do Estado. A implementação, de acordo com a instituição de saúde, exigiu a contratação de novos profissionais, locação de mais equipamentos e reorganização dos espaços de atendimento.

Foram contratados sete médicos, quatro enfermeiros, 24 técnicos em enfermagem, quatro auxiliares de serviços gerais e quatro fisioterapeutas.

O processo de seleção e contratação começou no mesmo dia em que o HC/Famema recebeu a notificação para a ampliação da UTI Covid adulto, em 26 de janeiro – de acordo com nota oficial do hospital.

Na ocasião foi dado o prazo de 20 dias para a abertura dos novos leitos, que venceu no dia 14 de fevereiro, já que o anúncio público aconteceu um dia antes da notificação do HC/Famema.

O Marília Notícia vinha cobrando a implementação dos novos leitos, inclusive com matéria de capa nesta quinta-feira.

Chama a atenção que o hospital tenha informado ao MN esta semana de que a ampliação poderia levar ainda mais 14 dias.

HC/Famema

Para a ampliação no HC/Famema foi necessária a locação de equipamentos e aparelhos de apoio, como 10 respiradores pulmonares, cinco monitores de parâmetros e 36 bombas de infusão.

Os últimos equipamentos necessários chegaram nesta quinta-feira (4), segundo a instituição, “viabilizando então a abertura dos novos leitos”.

Com a novidade, o HC/Famema passa a oferecer 90 vagas para pacientes com Covid-19, sendo 40 para UTI Adulto, duas para UTI Pediátrica, 40 para Enfermaria Adulto e oito para Enfermaria Pediátrica.

HBU

Em janeiro também foram anunciados mais 10 leitos de UTI Covid para o Hospital Beneficente Unimar (HBU).

Esta semana a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional afirmou ao portal que está em tratativas com o município para a abertura dos novos leitos no hospital vinculado a Unimar.

O HBU informou que já encaminhou um ofício com requisição de equipamentos à Secretaria Municipal da Saúde e aguarda retorno.

O hospital só prevê iniciar processo de seleção de funcionários quando o apoio necessário para a instalação dos leitos for confirmado. A Prefeitura de Marília informou que a solicitação aguarda parecer do Governo do Estado.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
  • 3
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias
  • 4
    Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
RAIO-X
Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigorComarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor
Comarca de Marília tem mais de 1,1 mil pessoas com ordens de prisão em vigor

Últimas notícias

Previsão de chuvas até domingo mantém Marília em estado de alerta
Campanha Fique Sabendo termina com quase 250 testes feitos em Tupã
Ventania arranca e arremessa placa de loja contra carro e toldo no Centro de Marília
Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie