Governo Daniel já gastou R$ 1,4 milhão em propaganda na TV Tem
A Prefeitura de Marília, durante o decorrer do governo Daniel Alonso (PSDB), já pagou cerca de R$ 1,4 milhão em propaganda para a TV Tem, afiliada do Grupo Globo na região.
A empresa levou, disparada, a maior fatia da verba distribuída pela administração municipal nos últimos quatro anos, período analisado pela reportagem com base em dados do Portal da Transparência de Marília.
Parte do valor pago ao G1 e a TV Tem – 20% mais especificamente – fica de comissão para a empresa terceirizada pela administração municipal para gerenciar os gastos com publicidade e propaganda, além de elaborar campanhas.
Ou seja, dos cerca de R$ 1,4 milhão destinados para a TV Tem, aproximadamente R$ 280 mil foram para a agência de publicidade House Criativa, também de Bauru.
O maior volume de gastos com publicidade começou em 2018 no governo Daniel, quando o contrato com a House Criativa foi firmado.
Ao todo a gestão tucana à frente do Executivo mariliense já destinou quase R$ 6 milhões para divulgar seus feitos e assuntos de interesse público em dezenas de veículos de comunicação.
Mais especificamente, foram R$ 5.995.254,45 pagos para emissoras de televisão, rádios, sites, jornais e também para confecção de faixas, banners e outros serviços classificados como publicitários.
Isso quer dizer que só G1 e TV Tem ganharam quase um quarto de toda a verba gasta pelo município com este fim.
A cada R$ 4 destinados à publicidade pela Prefeitura de Marília, quase R$ 1 foi para as empresas do relacionadas ao Grupo Globo. O percentual específico é de 23,26% do total.
Em 2020 os dois veículos de comunicação da Globo já faturaram cerca de R$ 260 mil. A maior parte deste montante foi paga durante a pandemia, aproximadamente R$ 251 mil. Dos 11 pagamentos feitos a ela, somente um aconteceu antes do país decretar estado de calamidade.