Governo de SP anuncia suspensão das aulas na rede estadual

Governador do Estado de São Paulo, João Doria durante Coletiva de imprensa sobre campanha de combate ao novo coronavírus em SP (Foto Divulgação/Governo de SP)
O governador do Estado de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), anunciou na tarde desta sexta-feira (13), em entrevista coletiva, que as escolas públicas estaduais irão “gradualizar” a suspensão de aulas, em função do risco de transmissão do coronavírus, a partir desta segunda (16). Na prática, está sendo recomendada uma semana de transição, para possível suspensão a partir do dia 23 de março.
O aluno não receberá falta. Os professores estão orientados a trabalhar também temas relacionados à prevenção da doença. Já as universidades decidiram pela suspensão já a partir da próxima segunda (16).
A decisão de não interromper abruptamente as aulas nas escolas públicas, segundo o governador, considera as faixas etárias envolvidas nos processos.
Ele exemplificou que a medida poderia ter efeito contrário, uma vez que os jovens tendem a ter mais resistência aos sintomas, enquanto os idosos são mais vulneráveis aos agravos.
“Tem que gradualizar. É uma decisão técnica. O jovem não pode simplesmente ficar em casa, eventualmente, expondo, por exemplo, o avô. É importante que nesse período de gradualização, a escola transita informações educativas sobre a prevenção à doença”, disse.
O Estado está recomendando às redes privada e municipal (ensino infantil e fundamental) que faça o mesmo processo, inclusive para dar oportunidade às famílias de se organizarem.