Gorduras na dieta? Como assim?
Durante muito tempo, os alimentos ricos em gordura foram considerados os vilões das dietas e deveriam ser riscados do cardápio. Afinal, gorduras na dieta não combinam, certo? Errado! A verdade é que as gorduras são macronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e devem estar presentes na rotina alimentar, sim, desde que de forma correta.
Apesar de agregarem muito valor calórico para a refeição, o mais importante não é a contagem destes números, mas sim a qualidade dos nutrientes que estão por trás deles. Por isso, com as recomendações certas, gorduras na dieta são possíveis e importantes.
Não se engane! Não é para você comer fast food agora mesmo. É preciso contar com acompanhamento nutricional e escolher os alimentos certos para ter as fontes de gorduras boas que seu corpo precisa.
GORDURA BOA OU GORDURA RUIM: QUAIS OS TIPOS?
Primeiramente, precisamos entender que os lipídios (ou gorduras) são constituídos de ácidos graxos, que podem ser divididos em dois grupos: saturados ou insaturados.
Os saturados, normalmente, são encontrados em alimentos de origem animal e já foram cientificamente relacionados ao surgimento de doenças crônicas como obesidade, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Por outro lado, os ácidos graxos insaturados são encontrados, por exemplo, em óleos vegetais, castanhas e nozes. Eles estão relacionados com a prevenção de doenças inflamatórias e problemas com colesterol. Ou seja, as gorduras insaturadas são consideradas saudáveis e importantes para a saúde, devendo fazer parte da rotina alimentar de todos.
QUAL A FUNÇÃO DAS GORDURAS NA DIETA?
Agora que você já sabe que há um grupo de gorduras benéficas para nosso organismo, vamos entender o que elas fazem por nós.
– Auxiliam no transporte de vitaminas lipossolúveis;
– Auxiliam no controle dos triglicerídeos e do colesterol total;
– Funcionam como um diminuidor do índice de glicemia na refeição, retardando o processo de digestão e aumentando a sensação de saciedade;
– Auxiliam na criação de novo tecido muscular, beneficiando a perda de gordura;
– São indispensáveis na formação dos hormônios sexuais.
ALIMENTOS FONTES DE GORDURAS BOAS
Faça escolhas conscientes para o seu cardápio e inclua alimentos fontes de gordura boa, como:
– Abacate;
– Azeite de oliva extra virgem;
– Peixes como salmão, atum e sardinha;
– Castanha, amêndoa, amendoim, nozes;
– Linhaça.
TRÊS DICAS FINAIS PARA O DIA A DIA
– No caso de consumir carnes, prefira as magras, como alcatra, acém, coxão mole ou duro. Mas, sempre que possível, troque carne vermelha por frango sem pele ou peixes, como o salmão.
– A gordura trans é outro ponto de atenção. Ela é muito utilizada em alimentos industrializados, como margarinas, biscoitos recheados, massas prontas, sorvete, fast food, nuggets, entre outros. Evite este tipo de alimento, pois a gordura trans diminui os níveis de HDL, o colesterol bom, e aumenta os níveis de LDL, tornando as condições favoráveis para o surgimento de problemas de saúde.
– Cuidado com as dietas muito restritivas, pois elas podem comprometer o funcionamento do seu organismo, causar o efeito sanfona e dificilmente serão mantidas a longo prazo. Por isso, comer de vez em quando alguns alimentos ricos em gorduras saturadas está permitido, desde que seja com moderação.
O mais recomendado é investir na sua reeducação alimentar para conhecer a importância de uma alimentação saudável e aprender a fazer escolhas mais conscientes e inteligentes para o seu corpo.
Agora você já sabe que ingerir gorduras em dietas de emagrecimento é possível e necessário. Não mude sua alimentação radicalmente sem a ajuda de um nutricionista, pois ele é o profissional recomendado para te acompanhar nesse processo de mudança.
Mais informações podem ser obtidas com a nutricionista Natália Figueiredo no Instituto InMulti, na rua Carlos Botelho, 703, pelos telefones (14) 3433-6198 e (14) 9 9162-7550 ou pelo site [clique aqui].
*
Natália Figueiredo é nutricionista especialista em nutrição clínica e saúde da mulher (CRN-SP 58451)