Golpe no Uber coloca usuários de Marília em alerta
Golpes de motoristas dos aplicativos Uber e 99 Táxi estão sendo denunciados por usuários nas redes sociais. A falcatrua, que ficou conhecida como “Treme Treme”, faz com que a corrida fique até quatro vezes mais cara.
Os casos fraudulentos ocorreram em diferentes estados do país e já estão deixando usuários em alerta em Marília. Segundo motoristas dos aplicativos, o golpe já funcionava há pelo menos dois anos e milhares de usuários foram prejudicados com a ação.
De acordo com depoimentos, para tornar as corridas mais caras, os motoristas burlam o GPS do próprio aplicativo para que as viagens pareçam fazer um trajeto maior do que o necessário.
O golpe ocorre quando o motorista pega um passageiro e inicia a corrida. Em seguida, ele tira a localização e coloca o aparelho no modo econômico. Desta forma, o GPS fica perdido e traça rotas que vão deixar o trajeto mais longo e aumentar o preço consideravelmente.
Os primeiros casos foram denunciados no Rio de Janeiro. As empresas Uber e 99 Táxi estão recebendo as denúncias e banindo motoristas que tiveram envolvimento com fraudes confirmadas.
Em muitos casos, o usuário prejudicado solicitava a revisão da taxa e a empresa reembolsa o valor excedente.
O problema de tudo isso é que os motoristas já conseguem burlar até mesmo as punições para este tipo de golpe. Quando o usuário reclama dos valores excessivos cobrados, as empresas punem os condutores, negativando suas contas e abatendo os valores das próximas corridas até que a dívida seja saldada. Para driblar essa restrição, muitos deles conseguem acesso a celulares que já tenham o app do Uber ou do 99 logados, usando a conta de outra pessoa. Aí, é só continuar aplicando o golpe.
Em nota o Uber afirmou: “A Uber mantém equipes e tecnologias permanentemente analisando viagens suspeitas ou violações de termos de uso. Caso alguma irregularidade seja comprovada, os envolvidos podem ser descredenciados da plataforma.”