Gigante global de celulose tem prejuízos na região de Marília após incêndios
Mais um incêndio, em área de cultivo da gigante global de celulose Bracell, será alvo de investigações pela Polícia Civil de Marília. Registro foi feito neste fim de semana por representante da companhia e aponta prejuízos em área cultivada de eucaliptos na cidade de Júlio Mesquita.
Os casos têm chegado com frequência à polícia. São perdas de áreas, em incêndios iniciados, principalmente às margens das rodovias. O novo relato aponta crime que devastou terras da Fazenda Santa Silvia, localizada na rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333).
A informação é de que a fazenda sofreu perdas significativas em sua plantação de eucaliptos, com três talhões totalmente consumidos pelas chamas. O incêndio também atingiu uma área de preservação permanente (APP), o que agravou ainda mais os danos ambientais.
Segundo o relato, a brigada de incêndio da empresa conseguiu controlar e extinguir o fogo ainda na noite do ocorrido, e evitou que as chamas se espalhassem para as propriedades vizinhas. No entanto, até o momento, não foi possível determinar a extensão total da área afetada, nem o valor do prejuízo.
GARÇA
Incêndio na zona rural de Garça, neste sábado (31), mobilizou até um helicóptero para evitar danos agroflorestais ainda maiores. Bairro rural com acesso pela estrada municipal da Olaria, lado oposto à indústria de farinha Deusa devastou extensa área.
O incêndio atingiu uma área de cerca de 200 mil metros quadrados de vegetação rasteira e APP, além de colocar em risco diversos imóveis nas propriedades rurais. Vários animais silvestres de pequeno porte foram encontrados mortos.
Bombeiros de Garça e Marília, além da Defesa Civil de Garça, caminhão-pipa da Prefeitura de Garça e o helicóptero Águia da Polícia Militar participaram da mobilização para reduzir os danos.
Há suspeitas de ação criminosa. Proprietários rurais e moradores dos sítios atingidos informaram ter visto uma pessoa, dono de uma das áreas, ateando fogo. A ação criminosa seria comum por parte do suspeito, todos os anos.