Gatil de Pompeia recebe verba para melhoria
O primeiro Gatil Municipal da região foi criado em 2017, em Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília), pela prefeita Tina Escorce (PTB). O local é destinado a abrigar os animais com higiene, segurança, comida e carinho.
O espaço fica na rua Expedicionário Américo Costa, no complexo do “Campão”. E, desde a inauguração, o foco sempre foi vacinar, tratar, cuidar bem e deixar os gatos preparados para a adoção.
Nas últimas semanas, novos investimentos foram realizados para acolher melhor os filhotes que chegam.
Houve a construção de mais seis baias novas – já são 14 abrigos especiais provisórios para os felinos recém-chegados. A capacidade do gatil aumentou em 30% nos últimos meses. Porém, a ênfase na adoção não deve ser perdida.
“O vereador Jorginho (PTB) fez a indicação na Câmara e nós abraçamos a ideia – que realmente é muito boa – de realizar uma feira de adoção de cães e gatos. Marcamos esse evento para o dia 10 de dezembro, no período da tarde, e estamos organizando de uma forma que atraia as famílias da cidade”, comenta o superintendente do DHS, Adalberto Bento.
Além de enfatizar que o Gatil não deve ser visto pela população como local para abandono de animais, o superintendente também lembra a importância da castração, que é realizada gratuitamente no Centro de Zoonoses do município.
Para solicitar o serviço de castração, o cidadão deve comparecer ao local, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, munido de RG, CPF e comprovante de residência.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3535-0538. Já o (14) 3433-4057, da Polícia Ambiental, pode ser contatado para denúncias de maus-tratos e abandonos.
O abandono de animais é crime e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal, a pena é aumentada em um sexto a um terço.