Gastronomia Brasileira foi tema da aula do curso de Nutrição da Unimar
Os acadêmicos do Curso de Nutrição da Universidade de Marília (Unimar) prepararam pratos típicos das regiões do Brasil, durante aula prática de gastronomia, disciplina que contribui para a formação completa do profissional.
A atividade foi desenvolvida em duas etapas. Em sala de aula, os alunos conheceram os ingredientes característicos das cinco regiões, a história dos pratos mais consumidos e hábitos de preparo. No laboratório, produziram as receitas.
De acordo com a responsável pela disciplina, a docente Tânia Muller, o nutricionista precisa estar familiarizado com os alimentos e ter a vivência da cozinha para orientar de forma eficaz os pacientes. “A nutrição está totalmente ligada com a gastronomia, principalmente nos dias de hoje em que a busca por uma vida saudável ganha cada vez mais. Através da disciplina, o acadêmico ganha intimidade com os ingredientes, temperos e técnicas de preparo”, explica.
A turma foi dividida em seis grupos, dois deles ficaram com a região Sudeste e prepararam “Pão de queijo” com recheio salgado e doce, com frango e doce de leite, e pizza funcional de rúcula. Para representar a região Nordeste, foi preparada a sobremesa chamada “Cartola”. Uma “Mujica de Pintado” foi o prato escolhido da região Norte. O grupo que representava o Centro Oeste preparou uma “Galinhada de Pequi” e uma “Brevidade”. E o tradicional “Arroz Carreteiro” foi o prato escolhido para a região Sul.
A docente contou ainda que os grupos tinham autonomia para selecionar as receitas e quais ingredientes utilizar. Segundo ela, a maioria optou por alterar ou acrescentar itens, tornando o prato mais saudável. “Os futuros nutricionistas aprenderam a trabalhar com variados ingredientes, muitos dos quais nunca haviam experimentado. Além disso, perceberam que há possibilidade de consumir um prato saboroso e atrativo, porém saudável apenas trocando algum condimento”, ressalta Tânia.
Segundo os acadêmicos, as atividades práticas de gastronomia são determinantes para a construção profissional. Para Geovane Augusto, é fundamental que todos os nutricionistas tenham conhecimento sobre a arte de cozinhar. “Apenas poderemos ensinar se soubermos como fazer. Por isso, é essencial esta vivência”, afirma o acadêmico.
O acadêmico Fabrício Abdalla Brandt disse que através deste contato está mais confiante para auxiliar os pacientes. “Após obter o conhecimento sobre as formas de preparo e a variedade gastronômica eu me sinto mais preparado para orientar as pessoas”, conta Fabrício.
Para Luana de Oliveira, a aula foi transformadora. “Quando aplicamos as técnicas que aprendemos em sala de aula em nossos preparos, conseguimos ter uma maior compreensão. Esta experiência foi fundamental para a nossa construção profissional”, afirma Luana.