Garça tem redução de homicídios e furtos em janeiro
A SSP divulga mensalmente o índice de criminalidade e produtividade policial de cada município do Estado de São Paulo. A última estatística mostra os dados de janeiro de 2020.
Em Garça (distante 35 quilômetros de Marília), os números aponta a redução de homicídios, lesões corporais dolosas, estupros e furtos em geral.
Já em relação às tentativas de homicídios, houve aumento. Roubos e furtos a veículos permaneceram estáveis. A comparação é com o mesmo mês de 2019.
Segundo a SSP, em janeiro do ano passado o município registrou um homicídio, enquanto este ano não huove nenhum.
Já sobre as tentativas de homicídio, em 2020 houve um registro, contra nenhum em janeiro de 2019. Os registros de lesões corporais dolosas reduziram de 19 para 15. Os estupros também caíram de dois, no primeiro mês do ano passado, para nenhum este ano.
Em janeiro de 2019 foram 71 furtos, em 2020 apenas 45 – queda de 36%. Roubos e furtos a veículos foram dois e cinco respectivamente, nos dois anos.
O número de apreensões de armas de fogo aumentou em relação ao mesmo período de 2019. Foram retiradas sete armas das mãos de criminosos em janeiro deste ano, enquanto em 2019 apenas uma.
Em relação às ocorrências de porte ilegal de arma, o número permanece o mesmo. Uma em janeiro de 2019 e outra no mesmo mês deste ano.
As apreensões e atuações correspondem às armas com numerações raspadas – geralmente utilizadas em crimes – e compra sem autorização de porte.
Os flagrantes de tráfico de drogas e porte de entorpecentes também subiram. No ano passado foi apenas um registro de porte, contra seis em janeiro de 2020. Já o tráfico não teve registro em 2019 e este ano já soma seis casos.