Garça tem ponto de descarte de pilhas e baterias
A Prefeitura de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) assinou um convênio com uma empresa para realizar a logística reversa, que é o recolhimento e destinação correta de pilhas e baterias.
O primeiro ponto que está à disposição da população para o descarte correto é a sede do SAAE localizada na rua João Bento, 40.
Em breve outros locais também terão o recipiente para que os munícipes possam realizar o descarte de pilhas e baterias.
Se descartadas no lixo comum estas pilhas liberam cádmio, chumbo e mercúrio. São metais pesados que contaminam o meio ambiente e o lençol freático, de onde é captada a água para ser tratada e distribuída às torneiras de toda a cidade.
No SAAE também há um tambor para recolhimento do óleo de cozinha usado que também deve ser reciclado.
Esta ação faz parte dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – enquadrando-se no ODS 12 – assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, metas 12.4 – alcançar o manejo ambientalmente adequado dos produtos químicos e de todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionalmente acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e meio ambiente; e 12.5 – até 2030 reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso.