Garça tem busca em operação contra esquema milionário de contrabando

Garça foi um dos alvos da Operação Paliteiro, deflagrada pela Polícia Federal para combater um esquema de contrabando de cigarros que atua entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta semana, informou a Polícia Federal.
A ação foi conduzida pela Delegacia da Polícia Federal de Presidente Prudente, que também cumpriu mandados na cidade-sede e em Dourados (MS).
A PF não informou, especificamente, qual seria o envolvimento do alvo de Garça no esquema, mas relatou que municípios da região integram a rota utilizada por organizações criminosas para o transporte de cigarros trazidos ilegalmente do Paraguai e distribuídos em cidades paulistas.
As investigações indicam que o grupo se especializou no transporte e na comercialização de cigarros contrabandeados, que entram no Brasil pela fronteira com o Paraguai e seguem para grandes centros, como a capital paulista e o Rio de Janeiro.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, documentos e outros materiais, que serão encaminhados para análise da perícia criminal federal.
As apurações seguem em andamento com o objetivo de desarticular a associação criminosa e impedir a circulação de produtos ilegais no mercado nacional.
De acordo com a Polícia Federal, apesar do surgimento de fábricas clandestinas em grandes cidades brasileiras, grande parte dos cigarros ilegais ainda tem origem no Paraguai.
A mercadoria chega ao país por meio de organizações criminosas estruturadas na região de fronteira.