Garça já tem 82 casos confirmados de dengue este ano
O município de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) já registra 82 casos positivos de dengue e outras 201 pessoas aguardam o resultado do exame para a confirmação da doença.
Os casos que estavam concentrados, em sua maioria, na região do Jardim Paineiras e Eucaliptos, hoje já estão espalhados por vários bairros da cidade.
A Prefeitura está com ações para impedir o avanço da dengue no município, porém, a população precisa colaborar limpando sua própria casa.
Desde o final do mês de janeiro, agentes de controle de vetores, agentes comunitários de saúde e Vigilância Sanitária passaram em cada uma das casas da região do Paineiras, eliminando criadouros e orientando a população.
Até o momento, nove munícipes já foram autuados por estarem criadouros do mosquito Aedes aegypti nos quintais com. Quem estava livre de criadouros recebeu cupom para participar do sorteio de brindes.
A equipe de zeladoria da Prefeitura, com caminhões e tratores, está percorrendo durante este mês os bairros Paineiras, Eucaliptos, São Benedito, Ecoville, São Sebastião, Portal do Lago, Salgueiro, Williams 3, Alto Cafezal e Adrianita.
Eles estão fazendo a limpeza dos locais, levando embora tudo o que o população colocou na calçada para ser jogado fora, como móveis velhos, eletrodomésticos, brinquedos quebrados, podas de árvores, restos de materiais de construção, entre outros.
A ação chamada de ‘Bairro a Bairro’ percorrerá todo o município até o final de junho e inclui também outros serviços de zeladoria realizados pela administração municipal, como poda de árvores e plantio de novas mudas, capinação de terrenos com mato alto e limpeza de bueiros.
Também haverá pintura de guias e sarjetas, operação tapa-buraco, pintura e modernização da sinalização de trânsito, verificação de vazamentos de água, tampas quebradas de bueiros e rede de esgoto, além da verificação da limpeza dos quintais para combater o mosquito da dengue.
A nebulização com inseticida foi suspensa por falta do produto. A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde solicitou há vários dias novas remessas do produto.
“Estamos aguardando a volta do inseticida, porque o município recebeu uma quantia, mas que foi usada na região do Jardim dos Eucaliptos, onde havia uma concentração maior de casos de dengue. O município não pode adquirir o inseticida, pois existe uma pactuação de ações e de responsabilidades, onde o governo federal adquiri o produto e encaminha ao estado que, por sua vez, repassa aos municípios. Cabe aos municípios realizarem as ações de eliminação dos criadouros e nós estamos fazendo a nossa parte”, explicou Edna Semenssato de Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
Vale lembrar que o município de Garça ainda possui ‘O Plano de Mobilização Social para o Controle do Aedes aegypti’, com ações previstas para todo o ano de 2020, com o objetivo de envolver, sensibilizar e obter o apoio de crianças, jovens e adultos no combate ao mosquito Aedes aegypti.