Garça e outros sete municípios da região passam a enviar o lixo para aterro de Marília
Devido ao alto custo para municípios construírem e manterem um aterro sanitário, uma das soluções encontradas para destinação correta do lixo produzido de várias cidades brasileiras, principalmente as de pequeno porte, é o transporte desse resíduo para grandes aterros regionais.
A partir dos próximos dias essa solução será dada pelos municípios que compõem o recém-constituído Consórcio Intermunicipal de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Centro-Oeste Paulista (CICOP), formado por Garça, Gália, Fernão, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Alvinlândia, Guarantã e Lupércio.
Todo o resíduo sólido domiciliar dessas cidades começará a ser transportado até o aterro da Revita, localizado na rodovia SP-333, em Marília. O Marília Notícia entrou em contato com a empresa que informou já receber resíduos de vários municípios da região, como Ourinhos (distante 93 km de Marília).
A empresa disse também receber de 10 a 11 mil toneladas por mês e com a nova adesão será aproximadamente mais mil toneladas por mês de lixo. O aterro sanitário da Revita se encontra com a licença ambiental regularizada perante a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e segundo a companhia, estando apto a receber os mencionados resíduos.
O MN apurou no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento que, pelo menos até 2021, Garça destinava seu lixo doméstico para um aterro controlado na cidade e os outros municípios enviavam seu lixo para um aterro em Piratininga (distante 101 km de Marília), nas proximidades de Bauru (distante 104 km de Marília). A redução do percurso deve gerar economia aos cofres públicos de todas as cidades.
De acordo com o Diário Oficial de Garça do dia 21 de setembro, o contrato de cooperação entre os municípios teve início no dia 18 de agosto deste ano e tem validade até a mesma data de 2024, podendo ser prorrogado por interesse das partes.
Antes de ir para o aterro de Marília, todo lixo dos municípios que fazem parte do consórcio deve passar pelo Unidade de Valorização dos Resíduos Sólidos de Garça, que é estação de transbordo.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!