Garça confirma primeiro caso importado de chikungunya
A Prefeitura de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) confirmou nesta segunda feira (3) um caso importado de chikungunya. A paciente teria contraído a doença em Minas Gerais.
A mulher esteve em viagem de 13 janeiro a 27 de janeiro e apresentou alguns sintomas clínicos no início de fevereiro.
Porém, a suspeita de chikungunya foi registrada em 17 março, com a confirmação clínica no dia 31 do mesmo mês através do Laboratório do Instituto Adolfo Lutz. O caso é considerado importado visto que foi contraído em outra cidade/estado.
As providências necessárias foram adotadas, mas a administração pede a colaboração de toda população para eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
A paciente passou por tratamento médico e já voltou às atividades normais.
O QUE É?
A chikungunya é uma doença causada por um vírus CHIKV, com um conjunto de sintomas bastante similar ao da dengue. A transmissão da chikungunya, inclusive, é por meio do mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
SINTOMAS
Entre os sintomas apresentados pelo paciente infectado pela chikungunya, destaque para: febre alta (acima dos 39°C) de começo súbito; artralgia intensa (dor nas articulações); pele e olhos avermelhados e irritados; exantema (erupções na pele que coçam); conjuntivite; dor no corpo; dor de cabeça; náuseas e vômitos.
O principal sintoma de chikungunya é a dor muito intensa nas articulações. O paciente pode continuar sentindo essa dor por meses e até anos após superar a doença.
PREVENÇÃO
A prevenção é feita por meio do combate a qualquer foco de mosquitos, como água parada.